Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1193
Título: Os impactos da política monetária no orçamento público: a crítica à nova síntese neoclássica para o desenvolvimento brasileiro
Autor(es): Ribeiro Filho, Wilson França
Palavras-chave: Política monetária
Política fiscal
Orçamento público
Monetary policy
Fiscal policy
Public budget
Data do documento: 2-Set-2016
Resumo: No presente trabalho analisam-se os impactos da política monetária da Nova Síntese Neoclássica ou Novo Consenso Macroeconômico na condução da política fiscal, materializada no Orçamento Público. Com isso, opera-se a tentativa de mensurar se a estabilidade dos preços macroeconômicos inviabiliza o desenvolvimento econômico nacional. Para tanto, a metodologia empregada foi de análise do comportamento e evolução das variáveis, como a base monetária, nível de inflação e produto, que corroborasse com a outorga da política econômica. Sendo assim, a abordagem dos anos finais da historiografia econômica brasileira, da solução da crise de hiperinflação até os primeiros anos do Plano Real, é o ponto de partida para-se compreender a mudança da matriz de política econômica. Ao longo do processo, as inversões de valores e objetivos entre as políticas monetária e fiscal, direcionadas apenas para o horizonte de longo prazo, conduzirá a incertezas no curto prazo.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Maranhão, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Econômicas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1193
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Econômicas do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WilsonRibeiro.pdfTCC - WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO579,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.