Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Cristina Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-05T16:58:38Z | - |
dc.date.available | 2017-05-05T16:58:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1199 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Matemática Universidade Federal do Maranhão, Núcleo de Educação à Distância, como requisito para obtenção do Grau de Licenciatura em Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho insere-se nas discussões acerca do tema: O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: a importância da relação professor e aluno para a aprendizagem, levando a todos os envolvidos no processo educacional a refletirem sobre a importância da relação professor e aluno para o processo de desenvolvimento da criança nessa etapa da educação. Uma das grandes preocupações que vem atraindo atenção dos educadores é a dificuldade de aprendizagem apresentada pelos alunos, com relação à Matemática, mesmo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fator que compromete o desenvolvimento do aluno nas séries ou anos subsequentes. Com a concepção de que aprendizagem da Matemática se dá por meio de um processo continuo que se intensifica quando a criança passa a conviver com diferentes manifestações dos conhecimentos ligados a essa disciplina na sociedade e se amplia cotidianamente, elaborou-se esta proposta abordando a temática. Para tanto, utilizou-se como principais referências: D’Ambrósio (1996); Parra (1996); Araújo (2000); Cunha (1996); além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (1997; 1998) e PCN’s de Matemática (2001). A presente pesquisa teve como lócus o Centro de Ensino Major Érico Gomes Braga, localizado no Centro da cidade de Nina Rodrigues/MA, com o objetivo principal de analisar a importância da relação professor e aluno para a aprendizagem da matemática. Para a construção do presente trabalho de conclusão de curso, realizou-se um estudo bibliográfico e de campo, embasado nos princípios da pesquisa de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados necessários à pesquisa, utilizou-se como instrumento os questionários, os quais foram aplicados aos sujeitos da pesquisa, a saber: os alunos do 7º ano “B” e a professora de matemática da referida sala. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Relação Professor Aluno | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | O ensino da matemática no ensino fundamental: a importância da relação professor e aluno para a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância - Polo Nina Rodrigues |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaSilva.pdf | TCC - ANA CRISTINA ALMEIDA SILVA | 287,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.