Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1201
Título: | LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE AULAS PRÁTICAS DE GENÉTICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS |
Autor(es): | Nascimento, Francineide Nunes do |
Palavras-chave: | Recursos didáticos Ensino de Biologia Educação Básica Teaching Resources Biology education Basic Education |
Data do documento: | 22-Dez-2015 |
Resumo: | No ensino de Biologia, as aulas práticas são de suma importância nos processos de compreensão conceitual e de construção de conhecimento, uma vez que possibilitam a formação de alunos críticos e reflexivos. É importante que no processo ensino-aprendizagem ocorra a interação entre a teoria e a prática. A disciplina de genética é uma das áreas com maior dificuldade de compreensão no ensino de Biologia, pois os alunos em geral apresentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, principalmente no ensino Fundamental e Médio. A partir das dificuldades que os alunos têm em compreender os conteúdos relacionados ao ensino de genética, pode-se detectar a necessidade de catalogar aulas práticas que utilizam materiais alternativos para que possam ser utilizadas pelos professores de genética da Educação Básica como instrumento eficaz na complementação de conceitos teóricos, permitindo que os alunos possam reforçar seu aprendizado por meio de atividades práticas. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de aulas práticas de genética utilizando materiais alternativos de baixo custo. O trabalho consistiu de uma pesquisa bibliográfica, utilizando artigos de diferentes grupos de pesquisa da área, e em seguida, compilou-se em uma revisão de literatura envolvendo aspectos relacionados às dificuldades do ensino de genética e a importância de aulas práticas, assim como resumos das aulas práticas encontradas com materiais alternativos didáticos de baixo custo e acessíveis. Os resultados foram satisfatórios diante das aulas práticas encontradas relacionadas aos conteúdos do ensino de genética para o ensino médio, que são ferramentas fundamentais de grande importância para a aprendizagem dos alunos, o que caracteriza uma alternativa viável no processo de construção do conhecimento do aluno. Conclui-se que o uso de diferentes metodologias de ensino são ferramentas úteis no ensino de genética nas escolas públicas, pois a utilização dessas práticas se faz necessário que o professor possa utilizar de forma mais dinâmica as modalidades didáticas na construção do conhecimento por parte dos alunos. |
Descrição: | Trabalho de conclusão do curso apresentado à coordenação do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da Universidade Federal do Maranhão Campus VII-Codó, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1201 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FrancineideNascimento.pdf | 224,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.