Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1204
Título: AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE LINGUA PORTUGUESA NO 9º ANO: compreendendo as dificuldades e/ou avanços a partir do gênero notícia como ferramenta pedagógica
Autor(es): Diniz, Marcia Maria Costa da Silva
Palavras-chave: Sala de aula
Prática de Leitura Escrita
Gênero Notícia
Práctica de Lectura y escritura
Data do documento: 7-Jun-2016
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender dificuldades e/ou avanços dos alunos do 9º ano quanto à leitura e escrita no Cônego Nestor Carvalho Cunha no município de São Bernardo- MA. Acreditamos que ler e escrever são aprendizagens essenciais para a inserção social dos sujeitos na sociedade. Por esses processos todos podem capacitar-se, a fim de melhor expressarem-se no mundo em que estão inseridos. Esta pesquisa teve como aporte teórico os estudos de Alves Filho (2011), Bazerman (2005), Koch (2007), Bakhtin1981 e Marcuschi (2008), dentre outros. O trabalho foi desenvolvido em três etapas: primeiro observação participante e segundo a intervenção da pesquisadora e por fim as análises das produções dos alunos, o mesmo desenvolveu no ano de 2016. Por meio desta pesquisa, percebermos que a produção textual e interpretação proposta por meio de uma oficina, teve resultados satisfatórios, contribuindo para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos, bem como, as práticas de leitura e interpretação textual destes, o que pode melhorar suas habilidades e competências para se expressar melhor no mundo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1204
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarciaDiniz.pdfTCC - Marcia Maria Costa da Silva Diniz974,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.