Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Adriana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-15T19:19:47Z | - |
dc.date.available | 2017-05-15T19:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1205 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de literatura no 1° ano do Ensino Médio, na escola C. E Deborah Correia Lima, pública de São Bernardo- MA. Propomos uma análise da leitura e encaminhamentos didáticos do gênero literário conto, através de um processo dialógico, envolvendo diferentes possibilidades de ações discursivas em que se entrecruzam os discursos do professor e dos alunos, estabelecendo relações entre o contexto de produção do texto e a dinâmica da sala de aula, através da verificação do livro didático. Para tanto, tivemos como referencial teórico os Documentos Oficiais OCEM (2006) e PCN (2006), os autores Cortázar (1894), Gotlib (2006), Silva (2013). Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo averiguar as estratégias do professor na sala de aula com uso do material didático com o gênero conto, assim como analisar o livro didático e as produções dos contos dos alunos. A metodologia utilizada foi qualitativa, com estudo bibliográfico de referencial teórico, principalmente sobre gênero textual e conto. Também aplicamos um estudo etnográfico da dinâmica educativa apoiada em Severino (2007), no qual abordamos os métodos, as suas expectativas educativa que existem e o distanciamento entre as propostas de ensino e a realidade concreta dos sujeitos envolvidos no processo, através da análise das atividades desenvolvidas na oficina com uso do conto realizado pelo professor. Verificamos que o professor de literatura no seu papel de estimulador, sensibilizaria o aluno da importância da leitura, estabelecendo relações concretas entre leitura, literatura, livros e realidade. O que inferimos na dinâmica pedagógica, no qual o professor cria novas estratégias de abordagem didáticas, mas de acordo com as expectativas do aluno, bem como adequadas ao ensino da literatura com ou sem o livro didático. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Educación | pt_BR |
dc.subject | Género | pt_BR |
dc.title | A relevância do ensino de literatura no ensino médio com o gênero literário conto | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AdrianaOliveira.pdf | 7,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.