Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1206
Título: O PIBID na formação para o trabalho docente no curso de licenciatura interdisciplinar em linguagens e códigos: contribuições e perspectivas
Autor(es): Quadro, Thiago da Silva
Palavras-chave: Formação Inicial
PIBID
Prática docente
Initial Training
Teaching Practice
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Este trabalho de pesquisa buscou refletir sobre o PIBID na formação para o trabalho docente no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos da UFMA situado no município de São Bernardo-MA, quanto à contribuições e perspectivas. Para a realização do trabalho docente, é mister que o professor desenvolva sua ação concatenada com uma atitude crítico-reflexiva diante da realidade escolar, bem como consciente do momento históricopolítico-econômico em que está inserido, principalmente por ser uma época marcada por transformações e avanços científicos e tecnológicos. Neste sentido, o PIBID traz grandes contribuições para o alcance dos melhores resultados para o discente em formação, inserindoo na realidade das escolas pelo desenvolvimento de atividades planejadas e, sob a orientação de professores, caminhar para uma formação sólida, aliada a teoria e a prática. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa sob pressupostos etnográficos, baseados, fundamentalmente, nos estudos de Marli André (2012) e Godoy (1995), pelo uso da técnica de análise de conteúdo dos dados coletados. Nos debruçamos também sobre os estudos de Pimenta (1997), Tardif (2014), Tardif & Lessard (2014), bem como Pires & Moraes (2014) e Meireles et al (2014), que nos ajudaram a compreender o professor de formação docente, bem como conhecer o PIBID sob uma nova perspectiva. Por meio de entrevista com alguns bolsistas do Programa, pudemos analisar, para depois, interpretar e poder aferir considerações sobre suas atividades, refletindo sobre os impasses e perspectivas que o PIBID propiciou para a vida pessoal e profissional destes estudantes. Concluímos que a vivência desde cedo no ambiente escolar pode permitir aos que iniciam a docência mais cedo, entender que caminhos seriam mais apropriados ao exercício docente, bem como conhecer os problemas atrelados à educação no ambiente escolar, visando compreendê-la, analisá-la e desenvolvê-la como maior segurança.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1206
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoQuadro.pdf335,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.