Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1207
Título: | Práticas de leitura e escrita com o gênero notícia através das TICS : possibilidades e desafios para o ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Nunes, Ana Vilk Lima |
Palavras-chave: | Língua Portuguesa Práticas de Leitura e Escrita Gênero Noticia Lengua Portuguesa Practicar lectura y escritura Género Textual |
Data do documento: | 25-Mai-2016 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar as possibilidades e os desafios do ensino para as práticas de leitura e escrita de Língua Portuguesa com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. Deste modo os dados obtidos da pesquisa. Desenvolveu-se no período dos alunos do 9º ano C do Ensino Fundamental II, da escola Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, em São Bernardo- MA, tendo como corpus de análise as produções textuais produzidas pelos alunos com a utilização das TICs. A pesquisa foi dividida em três etapas: i) revisão bibliográfica ii) observações participante e iii) as análises das produções dos alunos. Para fundamentar a pesquisa buscamos as discussões de Alves Filho (2001), Freire (1921), Marcuschi (2005), Van Dijk (1988), Veiga (2001) dentre outros. Após as análises dos resultados, que o trabalho com o gênero notícia a partir das TICs, possibilita que os alunos signifiquem e retextualizem o gênero, buscando informações adicionais, assim como, ativem seus conhecimentos preditivos, o que torna as aulas de Língua Portuguesa um verdadeiro laboratório de produção e análise de gêneros textuais. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1207 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaNunes.pdf | 909,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.