Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1209
Título: A presença da língua brasileira de sinais (Libras) nas Escolas Municipais de Santa Quitéria do Maranhão: um olhar etnográfico da realidade escolar dos surdos
Autor(es): Santos, Aline Cristina de Sousa
Palavras-chave: LIBRAS
Educação básica
Formação de Professores
Lengua de Señas Brasileña
Educación Básica
Formación de Maestros
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Este trabalho objetivou analisar a presença da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, nas escolas municipais de Santa Quitéria do Maranhão. A pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo a partir da metodologia de estudo de caso, promovendo uma descrição das condições atuais da educação de surdos, definindo deste modo um olhar etnográfico desta realidade na sede do município. Teve-se como público alvo 28 professores de 05 escolas públicas que foram entrevistados a partir de questionários fechados e semi-estruturados. O aporte teórico desta pesquisa constituiu-se a partir das discussões de Brasil (1996; 2002;), Quadros (2004), Moura (2000), entre outros. Com base nos resultados concluiu-se que só existiu um aluno surdo matriculado em uma escola de ensino médio, e que não há intérpretes, tampouco os professores conhecem sua língua. Também se observou a partir das entrevistas que a falta de formação para professores em LIBRAS é um dos grandes problemas da educação do respectivo município.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1209
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineSantos.pdfTCC - ALINE CRISTINA DE SOUSA SANTOS322,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.