Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1209
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dc.contributor.authorSantos, Aline Cristina de Sousa-
dc.date.accessioned2017-05-15T19:43:38Z-
dc.date.available2017-05-15T19:43:38Z-
dc.date.issued2016-05-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1209-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar a presença da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, nas escolas municipais de Santa Quitéria do Maranhão. A pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo a partir da metodologia de estudo de caso, promovendo uma descrição das condições atuais da educação de surdos, definindo deste modo um olhar etnográfico desta realidade na sede do município. Teve-se como público alvo 28 professores de 05 escolas públicas que foram entrevistados a partir de questionários fechados e semi-estruturados. O aporte teórico desta pesquisa constituiu-se a partir das discussões de Brasil (1996; 2002;), Quadros (2004), Moura (2000), entre outros. Com base nos resultados concluiu-se que só existiu um aluno surdo matriculado em uma escola de ensino médio, e que não há intérpretes, tampouco os professores conhecem sua língua. Também se observou a partir das entrevistas que a falta de formação para professores em LIBRAS é um dos grandes problemas da educação do respectivo município.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectLengua de Señas Brasileñapt_BR
dc.subjectEducación Básicapt_BR
dc.subjectFormación de Maestrospt_BR
dc.titleA presença da língua brasileira de sinais (Libras) nas Escolas Municipais de Santa Quitéria do Maranhão: um olhar etnográfico da realidade escolar dos surdospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

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