Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1209
Título: | A presença da língua brasileira de sinais (Libras) nas Escolas Municipais de Santa Quitéria do Maranhão: um olhar etnográfico da realidade escolar dos surdos |
Autor(es): | Santos, Aline Cristina de Sousa |
Palavras-chave: | LIBRAS Educação básica Formação de Professores Lengua de Señas Brasileña Educación Básica Formación de Maestros |
Data do documento: | 4-Mai-2016 |
Resumo: | Este trabalho objetivou analisar a presença da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, nas escolas municipais de Santa Quitéria do Maranhão. A pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo a partir da metodologia de estudo de caso, promovendo uma descrição das condições atuais da educação de surdos, definindo deste modo um olhar etnográfico desta realidade na sede do município. Teve-se como público alvo 28 professores de 05 escolas públicas que foram entrevistados a partir de questionários fechados e semi-estruturados. O aporte teórico desta pesquisa constituiu-se a partir das discussões de Brasil (1996; 2002;), Quadros (2004), Moura (2000), entre outros. Com base nos resultados concluiu-se que só existiu um aluno surdo matriculado em uma escola de ensino médio, e que não há intérpretes, tampouco os professores conhecem sua língua. Também se observou a partir das entrevistas que a falta de formação para professores em LIBRAS é um dos grandes problemas da educação do respectivo município. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1209 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlineSantos.pdf | TCC - ALINE CRISTINA DE SOUSA SANTOS | 322,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.