Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1222
Título: A aplicação da logística reversa no que diz respeito à garantia e assistência técnica: Estudo do caso em loja de eletrodoméstico no município de Porto Franco-MA
Autor(es): Carvalho, José Sá de
Palavras-chave: Logística
Logística Reversa
Mercado
Competitividade
Missão organizaciona
Logistics
Reverse Logistics
Market
Competitiveness
Organizational mission
Data do documento: 14-Dez-2012
Resumo: Assim como outros ramos da atividade organizacional a logística é fundamental para toda e qualquer empresa que deseja se adaptar as novas exigências do mercado globalizado, atendendo desta forma as necessidades e os desejos dos consumidores. Em decorrência à grande competitividade do mercado em expansão, as organizações devem estar sempre buscando novas ferramentas estratégicas no campo da logística se quiserem obter vantagem competitiva no seu mercado de atuação. Além da logística propriamente dita, outro ramo de fundamental importância dentro da organização, principalmente nestes tempos, onde a sustentabilidade tem se mostrado um grande foco de preocupação, é o da logística reversa, caracterizada pela logística da pós-venda ou do pós-consumo. O foco deste trabalho é o de mostrarmos como a logística da pós-venda referente à garantia e assistência técnica pode se tornar uma ferramenta agregadora de valor e de imagem à empresa, expandindo-a através da sua missão organizacional e da nova visão de mercado. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral analisar o comportamento da logística reversa sobre produtos ainda em consumo e com garantia estabelecida pelo fabricante numa loja de Porto Franco-MA do ramo de eletrodomésticos, e como objetivos específicos verificar ações, medidas e canais de recolhimento de eletrodomésticos dentro do município, bem como, quantificar os resultados conforme o numero de clientes questionados. Para isso, foram usadas abordagens qualitativas e quantitativas de caráter descritivo e exploratório, por meio de questionários com os clientes da loja e com uma entrevista com o proprietário da mesma. Ao final concluímos a logística da pós-venda pode levar a empresa a se tornar uma excelência no seu ramo de atuação, pois este é hoje um grande agregador de valor parente o mercado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1222
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Administração a Distância - Polo Porto Franco

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