Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1227
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Leite Junior, Francisco Carlos Ribeiro Costa | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T17:28:12Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T17:28:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1227 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura plena em Filosofia. Orientador: Prof. William Coelho Filho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho refere-se à música na Filosofia Estética de Adorno e Horkheimer onde são apresentadas as relações existentes entre obra de arte e sociedade no âmbito cultural e político incorporado ao processo de massificação cultural considerando as condições de existências da indústria cultural, não se vale da possibilidade de estabelecer o desenvolvimento da autonomia individual nem o pleno domínio da liberdade humana, tampouco revelar os entraves que impedem aos homens atingir a emancipação, isto é, a condição de se levar adiante uma vida baseada no conhecimento crítico e na autenticidade. Neste contexto, as músicas sob influência das leis mercadológicas transformam–se em mercadorias e, por isso, perdem sua substancialidade, além disso, serve aos propósitos de controle, manipulação e reprodução da ordem vigente. Contudo, as músicas de vanguarda “Cálice” e “Apesar de Você” de Chico Buarque de Hollanda e “Desigualdade Social” da banda punk/hard core Amnésia, são expressões artísticas que resistem aos interesses do monopólio cultural, de modo a exercerem função social crítica indicando os caminhos capazes de conduzir à compreensão da realidade, bem como, suas relações de opressão e dominação cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Crítica social | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Social critic | pt_BR |
dc.title | A música do silêncio e o seu resgate crítico em Adorno e Horkheimer | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FranciscoCostaLeite.pdf | TCC - FRANCISCO CARLOS RIBEIRO COSTA LEITE JUNIOR | 666,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.