Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1230
Título: A prática do amor: a relação ética em Søren Kierkegaard
Autor(es): Bastos, Raiza Drielle Dos Santos
Palavras-chave: Indivíduo
Eternidade
Ética
Amor
Kierkegaard
Individual
Eternity
Ethics
Love
Data do documento: Ago-2016
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância do conceito do amor enquanto prática para o pensamento ético em Kierkegaard. Para tanto, terá por início a análise da noção de indivíduo, contrapondo-a ao conceito de multidão e relacionando-a (a noção de indivíduo) a outros conceitos existenciais envolvidos nesta temática dentro do pensamento de Kierkegaard, tais como, eternidade, tarefa e abnegação. Neste sentido, este trabalho trata-se da formulação de uma possível ética em Kierkegaard, a partir do tornar-se indivíduo em relação de interdependência e em direção ao outro, esta (ética) que tem sua realização através da prática do amor, sempre em relação para com o outro. Esta ética que toma duas acepções no pensamento kierkegaardiano, a saber, a tarefa primordial do ser humano em tornar-se indivíduo, realizando sua interioridade, e a tarefa de colocar-se para o outro, pois de nada adianta tornar-se indivíduo se não houver o transbordamento do si mesmo em direção ao outro.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Licenciatura plena em Filosofia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1230
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaizaBastos.pdfTCC - RAIZA DRIELLE DOS SANTOS BASTOS403,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.