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http://hdl.handle.net/123456789/1232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Tatiane Barbosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T18:00:44Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T18:00:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1232 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central o estudo do processo de interiorização realizado por Agostinho, pelo qual, o homem se torna capaz de encontrar-se com a Verdade. Agostinho pioneiro do pensamento cristão é considerado, sem contestação, um dos maiores gênios de todos os tempos. Para realizar tal estudo, as principais fontes agostinianas utilizadas foram: A Trindade, O livre-arbítrio, Confissões, A ordem, Comentários ao Gênesis e A grandeza da Alma. Além das obras citadas, também foram utilizadas reflexões de alguns comentadores agostinianos, dentre os quais estão: Etienne Gilson, Philotheus Boehner e Eduardo Antônio Jordão. O percurso trilhado para alcançar tal objetivo perpassa por elementos que estão inseridos no próprio homem, intitulados de: fé, razão e vontade. Tendo em vista a importância dos elementos supracitados para a concretização do ideal humano de encontrar-se com a Verdade, foi realizada uma breve contextualização histórica, que possibilitou: a compreensão dos obstáculos ultrapassados e das motivações que possibilitaram uma relação intrínseca entre fé e razão; o motivo pelo qual a razão é subdividida em razão superior e razão inferior; a importância da primazia da fé sobre a razão; a importância da unidade entre fé, razão e vontade para a vida do homem que busca Deus. Em seguida, foram apresentados os motivos que fizeram do homem a obra mais preciosa aos olhos do Criador, para tal fim, refletiu-se sobre a cosmologia e a antropologia agostiniana. Por fim, a proposta de busca foi apresentada a partir da fragilidade humana, pois, na concepção agostiniana, ao buscar o conhecimento no mundo sensível, o homem se desvia do caminho que o leva ao encontro com a Verdade, ou seja, ao encontro com Deus. Assim, para que possa vir encontrar a Verdade, é necessário que o homem deixe de lado sua materialidade e se volte para seu interior, pois, é no interior do homem que reside sua alma. Por ser a parte nobre do ser humano é somente na alma que a imagem do homem se torna semelhante à de Deus. O encontro com a Verdade se dá na alma humana, mediante a Providência Divina a partir da interiorização do homem que se utiliza da fé, da razão e da vontade. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Homem | pt_BR |
dc.subject | Interiorização | pt_BR |
dc.subject | Retorno | pt_BR |
dc.subject | Providência Divina | pt_BR |
dc.subject | Verdade | pt_BR |
dc.title | Fé, razão, vontade como condutoras do homem à verdade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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