Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1235
Título: SERVIÇOS PÚBLICOS E O CÓDIGO CONSUMERISTA: uma (re) leitura sobre a aplicabilidade do Código protetivo ao Estado e a seus concessionários.
Autor(es): Gomes, Lucélia Santos
Palavras-chave: Serviços Públicos
Código de Defesa do Consumidor
Aplicação
Public services
Consumer Protection Code
Application
Data do documento: 2015
Resumo: Aborda-se o Código de Defesa do Consumidor e os serviços públicos. Trata-se da verificação da aplicabilidade do Código Consumerista aos serviços qualificados como públicos. Analisa-se o contexto em que se deu o surgimento das normas de defesa do consumidor e os elementos que caracterizam uma relação de consumo. Traz-se esclarecimento sobre como é feita a escolha dos serviços públicos e quais as características destes. Faz-se a apresentação dos argumentos usados pela doutrina pra sustentar seu posicionamento favorável ou contrário à aplicação da norma protetiva. Esclarece-se que a jurisprudência tem distinguido contribuinte de consumidor, somente concebendo a aplicação do CDC a serviços públicos remunerados por tarifa. Mostra-se que é constitucionalmente possível compatibilizar normas de Direito Público com normas de Direito Privado em se tratando de prestação de serviços públicos. Usa-se da análise bibliográfica. Busca-se desvendar se é juridicamente possível configurar relação de consumo em prestação de serviços públicos pelo Estado ou por seus concessionários.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Me. Felipe Costa Camarã
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1235
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Direito do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuceliaSantosGomes.pdf340,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.