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dc.contributor.authorSilva, Tathiane Nascimento da-
dc.date.accessioned2017-05-30T13:39:59Z-
dc.date.available2017-05-30T13:39:59Z-
dc.date.issued2012-01-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1237-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia, sob orientação da Profª. Esp. Maria do Socorro Gonçalves da Costa.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho aborda-se a questão da educação natural da infância e seus elementos para a conquista da autonomia humana em Rousseau, a partir da obra Emílio ou Da Educação, bem como a importância desta autonomia para a sociedade. Rousseau, através desse escrito, apresenta um novo olhar sobre o ser humano, sobretudo no que se refere à infância, apontando para uma nova maneira de educar o indivíduo para viver em uma república mais democrática, deste modo, ele propôs uma educação de emancipação do indivíduo, no sentido de formar pessoas capazes de produzir e refletir os seus próprios conhecimentos. O seu ideal pedagógico não considera o homem como algo acabado, mas que se constrói a partir de sua própria experiência e de acordo com fases de desenvolvimento, iniciadas na infância. O ponto principal de sua teoria educacional é o estudo da educação infantil descrita no Emílio, uma vez que para o filósofo, o início da humanidade está na infância, fase mais importante do indivíduo. A infância é o momento do desenvolvimento humano onde se pode constatar o homem no seu modo de se apresentar mais natural. De acordo com Rousseau, a infância tem que ser considerada uma etapa com valor próprio e não como um lugar de passagem para outros estágios mais desenvolvidos. Em relação às fases de desenvolvimento educacional, principalmente na infância, o referido filósofo dá elevada importância à educação dos sentidos, pois acredita que para haver uma boa educação seria preciso permitir que a criança veja, sinta e comece a fazer os seus juízos próprios.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectNatureza humanapt_BR
dc.subjectEducação Naturalpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectHuman Naturept_BR
dc.subjectNatural Educationpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.titleA EDUCAÇÃO NATURAL DA INFÂNCIA NO EMÍLIO: elementos para a conquista da autonomia humanapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

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