Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Tathiane Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-30T13:39:59Z | - |
dc.date.available | 2017-05-30T13:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1237 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia, sob orientação da Profª. Esp. Maria do Socorro Gonçalves da Costa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho aborda-se a questão da educação natural da infância e seus elementos para a conquista da autonomia humana em Rousseau, a partir da obra Emílio ou Da Educação, bem como a importância desta autonomia para a sociedade. Rousseau, através desse escrito, apresenta um novo olhar sobre o ser humano, sobretudo no que se refere à infância, apontando para uma nova maneira de educar o indivíduo para viver em uma república mais democrática, deste modo, ele propôs uma educação de emancipação do indivíduo, no sentido de formar pessoas capazes de produzir e refletir os seus próprios conhecimentos. O seu ideal pedagógico não considera o homem como algo acabado, mas que se constrói a partir de sua própria experiência e de acordo com fases de desenvolvimento, iniciadas na infância. O ponto principal de sua teoria educacional é o estudo da educação infantil descrita no Emílio, uma vez que para o filósofo, o início da humanidade está na infância, fase mais importante do indivíduo. A infância é o momento do desenvolvimento humano onde se pode constatar o homem no seu modo de se apresentar mais natural. De acordo com Rousseau, a infância tem que ser considerada uma etapa com valor próprio e não como um lugar de passagem para outros estágios mais desenvolvidos. Em relação às fases de desenvolvimento educacional, principalmente na infância, o referido filósofo dá elevada importância à educação dos sentidos, pois acredita que para haver uma boa educação seria preciso permitir que a criança veja, sinta e comece a fazer os seus juízos próprios. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Natureza humana | pt_BR |
dc.subject | Educação Natural | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.subject | Human Nature | pt_BR |
dc.subject | Natural Education | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | pt_BR |
dc.title | A EDUCAÇÃO NATURAL DA INFÂNCIA NO EMÍLIO: elementos para a conquista da autonomia humana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TathianeNascimentodaSilva.pdf | 284,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.