Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Katianne Almeida-
dc.date.accessioned2017-05-30T14:32:48Z-
dc.date.available2017-05-30T14:32:48Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1241-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Filosofia. Orientador: Profº.Ms. Hamilton Duartept_BR
dc.description.abstractA relação entre Filosofia, linguagem e verdade no pensamento de Wittgenstein pode seR compreendidas a partir das suas principais obras, o Tractatus e as Investigações Filosóficas. No Tractatus a linguagem funciona como “espelho” do mundo baseada na teoria figurativa ou pictórica do significado, buscando desvendar o significado da linguagem. A verdade é percebida enquanto correspondência entre a linguagem e o mundo; enquanto que nas Investigações Filosóficas, o conceito de “jogo” é introduzido para explicar a linguagem como um conjunto de atividades lingüísticas que abordam o significado enquanto uma função do uso, resultado da prática, buscando investigar seu uso. Percebendo o modo do funcionamento da linguagem Wittgenstein trabalha o caráter prático da linguagem e não mais a uma postura lógica. Existem inúmeras linguagens que se utiliza. É importante notarmos os diferentes usos das palavras que estão relacionados às atividades extralingüísticas inevitavelmente, envolvidas pela linguagem. Descrever os vários usos de uma palavra, especificando o conjunto de regras presentes nos jogos de linguagem. A verdade é entendida enquanto um acordo lingüístico feito por todos que fazem parte do jogo de linguagem. A linguagem aqui mencionada é tomada como utilizável e funcional, a relação que se dava ao nome à coisa não era suficiente na perspectiva de Wittgenstein. Por existir uma variedade de significados na linguagem e várias maneiras de aplicá-la na vida, há de certo modo uma infinidade de “jogos de linguagem,” onde se dá a justificação de cada um dentro do contexto em que o individuo utiliza. Então se compreende que não existe uma linguagem ideal, ou única. Essa prática da linguagem se dá em muitos contextos de ação, fazendo parte de diferentes maneiras de vida, existindo tantas linguagens quantas formas de vida. Nas Investigações podemos perceber que Wittgenstein aborda os problemas filosóficos enquanto problemas de linguagem e que esses problemas podem ser resolvidos a partir de uma análise de como funciona a linguagem. Há um reconhecimento de que a atividade da Filosofia constitui-se no primeiro momento da descrição dos problemas e em seguida a dissolução dos problemas. Entende-se que o primeiro passo que é descrever, pressupondo um entendimento da linguagem. A linguagem que outrora era concebida como norma fixa, passa nas Investigações Filosóficas a ser tratada como um conjunto de normas e regras, mas, porém flexíveis que organizam os “Jogos” que se dão a partir da emissão dos dados sobre o mundo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectProposiçãopt_BR
dc.subjectFormas de vidapt_BR
dc.subjectPhilosophiept_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectVeritépt_BR
dc.subjectPropositionpt_BR
dc.subjectFormes de viept_BR
dc.titleDE QUE FORMA A CONCEPÇÃO DE FILOSOFIA, LINGUAGEM E VERDADE SE ENTRELAÇAM NO PENSAMENTO DE WITTGENSTEIN?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KatianneAlmeidaGomes.pdf391,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.