Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1242
Título: COMO FILOSOFAR COM CRIANÇAS? UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA, A PARTIR DO PENSAMENTO DE MATTHEW LIPMAN
Autor(es): Costa, Naíza Lima
Palavras-chave: Filosofia para Crianças
Educação para o Pensar
Pensar de Ordem Superior
Comunidade de Investigação
Philosophy for Children
Education for Thinking
Higher OrderThinking
Community Research
Data do documento: 16-Dez-2011
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica tem por objetivo abordar a problemática do ensino de filosofia na infância, sob a perspectiva do Programa de Filosofia para Crianças, estruturado pelo filósofo Matthew Lipman. Assim como, investigar o conceito de educação para o pensar com a finalidade de iniciar as crianças no ensino da filosofia. Em seguida analisar os pressupostos teóricos e metodológicos do Programa de Filosofia para Crianças, com ênfase no paradigma de uma educação voltada para o pensar, cujo foco principal é por em prática a Comunidade de Investigação e exercitar habilidades cognitivas para permitir com que as crianças expressem um pensar crítico e criativo, que Lipman denomina de um pensar de ordem superior.
Descrição: Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito obrigatório para obtenção do grau de Licenciado em Filosofia. Orientadora (Profª. Msc. Cynthia Moreira Lima)
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1242
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NaizaLimaCosta.pdf426,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.