Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1242
Título: | COMO FILOSOFAR COM CRIANÇAS? UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA FILOSOFIA, A PARTIR DO PENSAMENTO DE MATTHEW LIPMAN |
Autor(es): | Costa, Naíza Lima |
Palavras-chave: | Filosofia para Crianças Educação para o Pensar Pensar de Ordem Superior Comunidade de Investigação Philosophy for Children Education for Thinking Higher OrderThinking Community Research |
Data do documento: | 16-Dez-2011 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica tem por objetivo abordar a problemática do ensino de filosofia na infância, sob a perspectiva do Programa de Filosofia para Crianças, estruturado pelo filósofo Matthew Lipman. Assim como, investigar o conceito de educação para o pensar com a finalidade de iniciar as crianças no ensino da filosofia. Em seguida analisar os pressupostos teóricos e metodológicos do Programa de Filosofia para Crianças, com ênfase no paradigma de uma educação voltada para o pensar, cujo foco principal é por em prática a Comunidade de Investigação e exercitar habilidades cognitivas para permitir com que as crianças expressem um pensar crítico e criativo, que Lipman denomina de um pensar de ordem superior. |
Descrição: | Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito obrigatório para obtenção do grau de Licenciado em Filosofia. Orientadora (Profª. Msc. Cynthia Moreira Lima) |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1242 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NaizaLimaCosta.pdf | 426,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.