Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1250
Título: O “BOM PROFESSOR” DO ENSINO MÉDIO: percepções discentes de uma escola pública em Urbano Santos- MA
Título(s) alternativo(s): THE "GOOD TEACHER" OF MIDDLE SCHOOL: student perceptions of a school Public in Urbano Santos- MA
Autor(es): ROSA, Amanda Brito
Palavras-chave: professor-aluno; relações cognitivas e afetivas; perfil pessoal e profissional docente
Teachers-student; cognitive and affective relations; personal and professional profile
Data do documento: 26-Nov-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este estudo objetivou analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre o que consideram ser um “bom professor”. Nesta análise foram investigadas, na percepção dos alunos, às práticas docentes, considerando as relações cognitivas e afetivas entre os sujeitos. Em termos metodológicos, utilizamos a abordagem qualitativa muito frequente em pesquisas educacionais. Participaram deste estudo 175 alunos do Centro de Ensino Ester Flora de Araújo de em Urbano Santos-MA. Os dados coletados foram sistematizados a partir da análise de conteúdo dos questionários aplicados junto aos sujeitos da pesquisa, para traçar o perfil pessoal e profissional docente que atende as perspectivas dos discentes e que colabora para o alcance dos objetivos educacionais. Os resultados mostraram que os alunos percebem a prática docente favorável quando os professores estão preocupados com os conteúdos ministrados, bem como quando os aspectos afetivos revelam uma boa relação professor-aluno. A valorização dos docentes pelos alunos supõe que a afetividade é tão importante quanto à competência profissional.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1250
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Brito Rosa.pdf289,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.