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dc.contributor.authorPEREIRA, Rose Carla de Castro-
dc.date.accessioned2017-06-16T15:22:28Z-
dc.date.available2017-06-16T15:22:28Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1254-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Naturais. Orientador: Prof. M.s André da Silva Freirespt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho retrata o impacto do Ensino de Química, envolvendo o lúdico em sala de aula nas cinco séries de 1º ano do Ensino Médio, sendo 133 alunos divididos nos turnos da manhã e tarde na Escola Estadual Déborah Correia Lima, dando ênfase ao contexto das aulas dinâmicas e inovadoras com relação às aulas teóricas, no sentido de permitir a análise da teoria e prática atuais no ensino aprendizagem ocorrida nos últimos tempos. Para isto desenvolveu-se um jogo baseado no assunto distribuição eletrônica (Gincana do diagrama de Linus Pauling). Que consiste no diagrama de Linus Pauling desenhado em papel cartão, cujo objetivo é fazer a distribuição eletrônica preenchendo as partes as quais faltavam peças. O jogo foi desenvolvido na forma de gincana onde os alunos participavam em equipes, cada turma tinha em média de 25 a 30 alunos e foram avaliados com um questionário composto de cinco questões após a aula teórica e a atividade lúdica. Os resultados obtidos em relação as cincos questões aplicadas, mostram que 40% dos alunos tiveram um melhor desempenho em relação as aulas teóricas e 60% o aproveitamento foi melhor durante a atividade lúdica. O número de alunos que antes da atividade lúdica não responderam as questões chegava a 70% e após a atividade esse número caiu para 30% evidenciando um aumento positivo em relação a participação dos alunos. Foi possível observar resultados positivos através da atividade lúdica, onde possibilitou maior interatividade, participação e envolvimento dos alunos com os conteúdos aplicados em sala de aula. Mas, por si só não resolve o problema de ensino-aprendizagem como mostra um comparativo entre o número de alunos que responderam correto em relação aos que erraram. A atividade mostrou-se positiva em questão de maior participação dos alunos, sendo que no quesito de aprendizagem deixou a desejar. Desta maneira deve-se buscar trabalhar bastante a base teoria para utilizar o lúdico como ferramenta metodológica e assim melhorar o ensino-aprendizagem conciliando teoria/lúdico em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAções educativaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectEducational actionspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleO impacto do lúdico no ensino de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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