Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PEREIRA, Rose Carla de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-16T15:22:28Z | - |
dc.date.available | 2017-06-16T15:22:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1254 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão para a obtenção do grau de Licenciatura em Ciências Naturais. Orientador: Prof. M.s André da Silva Freires | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho retrata o impacto do Ensino de Química, envolvendo o lúdico em sala de aula nas cinco séries de 1º ano do Ensino Médio, sendo 133 alunos divididos nos turnos da manhã e tarde na Escola Estadual Déborah Correia Lima, dando ênfase ao contexto das aulas dinâmicas e inovadoras com relação às aulas teóricas, no sentido de permitir a análise da teoria e prática atuais no ensino aprendizagem ocorrida nos últimos tempos. Para isto desenvolveu-se um jogo baseado no assunto distribuição eletrônica (Gincana do diagrama de Linus Pauling). Que consiste no diagrama de Linus Pauling desenhado em papel cartão, cujo objetivo é fazer a distribuição eletrônica preenchendo as partes as quais faltavam peças. O jogo foi desenvolvido na forma de gincana onde os alunos participavam em equipes, cada turma tinha em média de 25 a 30 alunos e foram avaliados com um questionário composto de cinco questões após a aula teórica e a atividade lúdica. Os resultados obtidos em relação as cincos questões aplicadas, mostram que 40% dos alunos tiveram um melhor desempenho em relação as aulas teóricas e 60% o aproveitamento foi melhor durante a atividade lúdica. O número de alunos que antes da atividade lúdica não responderam as questões chegava a 70% e após a atividade esse número caiu para 30% evidenciando um aumento positivo em relação a participação dos alunos. Foi possível observar resultados positivos através da atividade lúdica, onde possibilitou maior interatividade, participação e envolvimento dos alunos com os conteúdos aplicados em sala de aula. Mas, por si só não resolve o problema de ensino-aprendizagem como mostra um comparativo entre o número de alunos que responderam correto em relação aos que erraram. A atividade mostrou-se positiva em questão de maior participação dos alunos, sendo que no quesito de aprendizagem deixou a desejar. Desta maneira deve-se buscar trabalhar bastante a base teoria para utilizar o lúdico como ferramenta metodológica e assim melhorar o ensino-aprendizagem conciliando teoria/lúdico em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Ações educativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Playful | pt_BR |
dc.subject | Educational actions | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.title | O impacto do lúdico no ensino de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RoseCarla.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.