Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1259
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA BOM JARDIM
Título(s) alternativo(s): A REFLECTION ON THE INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL DEFICIENCY IN THE SCHOOL GOOD GARDEN
Autor(es): ARAUJO, Luana Carvalho de
Palavras-chave: Educação
Escolarização
Conhecimento
Cegueira
Formação docente
Data do documento: 15-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O presente trabalho pretende analisar como o processo de inclusão acontece nos espaços escolares de ensino regular e suas contribuições com relação ao respeito à diversidade e a possibilidade de melhoria no rendimento dos alunos com deficiência visual na Escola Bom Jardim, pois se considera relevante conhecer a maneira como a formação e a inclusão de educandos com deficiência visual estão ocorrendo. Entende-se que, para que aconteça a inclusão é necessário que todos que compõem a escola tenham a consciência da necessidade de criar soluções que ajudem na integração de educandos com deficiência para que os mesmos sintam-se membros do espaço escolar. Para o alcance dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo, a fim de analisar e descrever as informações coletadas. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários destinados à gestora escolar, duas educadoras do Ensino Fundamental e duas mães dos discentes com deficiência visual. Perante os resultados obtidos, conclui-se que não há inclusão na escola, pois ainda há um distanciamento entre o que a escola oferece e o que realmente deve ser oferecido. Faz-se necessário, portanto muitas mudanças no contexto educacional para que a inclusão seja alcançada.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1259
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana Carvalho.pdf237,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.