Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ARAUJO, Luana Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T12:51:19Z | - |
dc.date.available | 2017-06-27T12:51:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1259 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende analisar como o processo de inclusão acontece nos espaços escolares de ensino regular e suas contribuições com relação ao respeito à diversidade e a possibilidade de melhoria no rendimento dos alunos com deficiência visual na Escola Bom Jardim, pois se considera relevante conhecer a maneira como a formação e a inclusão de educandos com deficiência visual estão ocorrendo. Entende-se que, para que aconteça a inclusão é necessário que todos que compõem a escola tenham a consciência da necessidade de criar soluções que ajudem na integração de educandos com deficiência para que os mesmos sintam-se membros do espaço escolar. Para o alcance dos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com enfoque qualitativo, a fim de analisar e descrever as informações coletadas. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários destinados à gestora escolar, duas educadoras do Ensino Fundamental e duas mães dos discentes com deficiência visual. Perante os resultados obtidos, conclui-se que não há inclusão na escola, pois ainda há um distanciamento entre o que a escola oferece e o que realmente deve ser oferecido. Faz-se necessário, portanto muitas mudanças no contexto educacional para que a inclusão seja alcançada. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Cegueira | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA BOM JARDIM | pt_BR |
dc.title.alternative | A REFLECTION ON THE INCLUSION OF STUDENTS WITH VISUAL DEFICIENCY IN THE SCHOOL GOOD GARDEN | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana Carvalho.pdf | 237,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.