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Título: Educação Ambiental: do conhecimento empírico aos conceitos sistematizados visando à conservação do solo
Título(s) alternativo(s): Environmental Education: from empirical knowledge to systematized concepts aiming at soil conservation
Autor(es): COSTA, Alessandro Carvalho da
Palavras-chave: Desenhos
Textos
Percepções dos alunos
Uso do solo
Drawings
Texts
Perception of student
Sustainability
Soil use
Data do documento: 16-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A sociedade, de forma geral, tem sofrido inúmeras consequências em vista dos problemas ambientais: falta de água, diminuição da biodiversidade, doenças e perda da qualidade do solo. Na relação homem e natureza tem se observado pouca preocupação ao desígnio da sustentabilidade. O presente estudo objetivou-se compreender as percepções dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática “solo”, numa perspectiva de construção do conhecimento, promovendo uma sensibilização para a conservação deste recurso natural na cidade de Chapadinha-MA. Foram desenvolvidas atividades prático-educativas e utilizados desenhos e textos para diagnosticar os problemas que afetam os solos e orientar atitudes, contribuindo para a valorização deste recurso natural. Foram realizadas análises das representações presentes nos desenhos, bem como a análise de conteúdo das produções textuais utilizando o software IRAMUTEQ. A análise dos desenhos revelou que os alunos apresentam uma visão naturalística sobre meio ambiente, a maioria das representações são de elementos naturais, com a presença humana em poucos desenhos, ao mesmo tempo apontam o desmatamento, poluição, queimadas e lixo como principais problemas que afetam o solo. Nos textos, apropriam-se de argumentos de sensibilização que visam a conservação do solo, enfatizando que o homem pode reorganizar seu comportamento em relação ao uso do solo com atitudes sustentáveis. Portanto, a partir de uma dialética entre a construção do conhecimento e a construção do real, os alunos foram produzindo conceitos a partir da realidade social na qual estão inseridos, percebendo o ambiente como um sistema complexo a partir das relações sociedade e natureza.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1261
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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