Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1261
Título: | Educação Ambiental: do conhecimento empírico aos conceitos sistematizados visando à conservação do solo |
Título(s) alternativo(s): | Environmental Education: from empirical knowledge to systematized concepts aiming at soil conservation |
Autor(es): | COSTA, Alessandro Carvalho da |
Palavras-chave: | Desenhos Textos Percepções dos alunos Uso do solo Drawings Texts Perception of student Sustainability Soil use |
Data do documento: | 16-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | A sociedade, de forma geral, tem sofrido inúmeras consequências em vista dos problemas ambientais: falta de água, diminuição da biodiversidade, doenças e perda da qualidade do solo. Na relação homem e natureza tem se observado pouca preocupação ao desígnio da sustentabilidade. O presente estudo objetivou-se compreender as percepções dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática “solo”, numa perspectiva de construção do conhecimento, promovendo uma sensibilização para a conservação deste recurso natural na cidade de Chapadinha-MA. Foram desenvolvidas atividades prático-educativas e utilizados desenhos e textos para diagnosticar os problemas que afetam os solos e orientar atitudes, contribuindo para a valorização deste recurso natural. Foram realizadas análises das representações presentes nos desenhos, bem como a análise de conteúdo das produções textuais utilizando o software IRAMUTEQ. A análise dos desenhos revelou que os alunos apresentam uma visão naturalística sobre meio ambiente, a maioria das representações são de elementos naturais, com a presença humana em poucos desenhos, ao mesmo tempo apontam o desmatamento, poluição, queimadas e lixo como principais problemas que afetam o solo. Nos textos, apropriam-se de argumentos de sensibilização que visam a conservação do solo, enfatizando que o homem pode reorganizar seu comportamento em relação ao uso do solo com atitudes sustentáveis. Portanto, a partir de uma dialética entre a construção do conhecimento e a construção do real, os alunos foram produzindo conceitos a partir da realidade social na qual estão inseridos, percebendo o ambiente como um sistema complexo a partir das relações sociedade e natureza. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1261 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandro Carvalho.pdf | 676,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.