Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | COSTA, Alessandro Carvalho da | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-27T14:54:20Z | - |
dc.date.available | 2017-06-27T14:54:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1261 | - |
dc.description.abstract | A sociedade, de forma geral, tem sofrido inúmeras consequências em vista dos problemas ambientais: falta de água, diminuição da biodiversidade, doenças e perda da qualidade do solo. Na relação homem e natureza tem se observado pouca preocupação ao desígnio da sustentabilidade. O presente estudo objetivou-se compreender as percepções dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática “solo”, numa perspectiva de construção do conhecimento, promovendo uma sensibilização para a conservação deste recurso natural na cidade de Chapadinha-MA. Foram desenvolvidas atividades prático-educativas e utilizados desenhos e textos para diagnosticar os problemas que afetam os solos e orientar atitudes, contribuindo para a valorização deste recurso natural. Foram realizadas análises das representações presentes nos desenhos, bem como a análise de conteúdo das produções textuais utilizando o software IRAMUTEQ. A análise dos desenhos revelou que os alunos apresentam uma visão naturalística sobre meio ambiente, a maioria das representações são de elementos naturais, com a presença humana em poucos desenhos, ao mesmo tempo apontam o desmatamento, poluição, queimadas e lixo como principais problemas que afetam o solo. Nos textos, apropriam-se de argumentos de sensibilização que visam a conservação do solo, enfatizando que o homem pode reorganizar seu comportamento em relação ao uso do solo com atitudes sustentáveis. Portanto, a partir de uma dialética entre a construção do conhecimento e a construção do real, os alunos foram produzindo conceitos a partir da realidade social na qual estão inseridos, percebendo o ambiente como um sistema complexo a partir das relações sociedade e natureza. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Desenhos | pt_BR |
dc.subject | Textos | pt_BR |
dc.subject | Percepções dos alunos | pt_BR |
dc.subject | Uso do solo | pt_BR |
dc.subject | Drawings | pt_BR |
dc.subject | Texts | pt_BR |
dc.subject | Perception of student | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Soil use | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental: do conhecimento empírico aos conceitos sistematizados visando à conservação do solo | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental Education: from empirical knowledge to systematized concepts aiming at soil conservation | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alessandro Carvalho.pdf | 676,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.