Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Alessandro Carvalho da-
dc.date.accessioned2017-06-27T14:54:20Z-
dc.date.available2017-06-27T14:54:20Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1261-
dc.description.abstractA sociedade, de forma geral, tem sofrido inúmeras consequências em vista dos problemas ambientais: falta de água, diminuição da biodiversidade, doenças e perda da qualidade do solo. Na relação homem e natureza tem se observado pouca preocupação ao desígnio da sustentabilidade. O presente estudo objetivou-se compreender as percepções dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sobre a temática “solo”, numa perspectiva de construção do conhecimento, promovendo uma sensibilização para a conservação deste recurso natural na cidade de Chapadinha-MA. Foram desenvolvidas atividades prático-educativas e utilizados desenhos e textos para diagnosticar os problemas que afetam os solos e orientar atitudes, contribuindo para a valorização deste recurso natural. Foram realizadas análises das representações presentes nos desenhos, bem como a análise de conteúdo das produções textuais utilizando o software IRAMUTEQ. A análise dos desenhos revelou que os alunos apresentam uma visão naturalística sobre meio ambiente, a maioria das representações são de elementos naturais, com a presença humana em poucos desenhos, ao mesmo tempo apontam o desmatamento, poluição, queimadas e lixo como principais problemas que afetam o solo. Nos textos, apropriam-se de argumentos de sensibilização que visam a conservação do solo, enfatizando que o homem pode reorganizar seu comportamento em relação ao uso do solo com atitudes sustentáveis. Portanto, a partir de uma dialética entre a construção do conhecimento e a construção do real, os alunos foram produzindo conceitos a partir da realidade social na qual estão inseridos, percebendo o ambiente como um sistema complexo a partir das relações sociedade e natureza.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectDesenhospt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectPercepções dos alunospt_BR
dc.subjectUso do solopt_BR
dc.subjectDrawingspt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectPerception of studentpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSoil usept_BR
dc.titleEducação Ambiental: do conhecimento empírico aos conceitos sistematizados visando à conservação do solopt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education: from empirical knowledge to systematized concepts aiming at soil conservationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandro Carvalho.pdf676,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.