Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1262
Título: A educação ambiental na visão emancipatória de Paulo Freire
Autor(es): Sousa, Vilmara Caroline Ramos de
Palavras-chave: Educação Ambiental
Educação Emancipatória
Freire, Paulo
Data do documento: 26-Ago-2016
Resumo: O presente trabalho traçou um histórico preliminar acerca de como surgiu a educação ambiental no Brasil e no mundo, baseando-se em alguns dos marcos legais que regularam sua prática. A partir da análise dos referenciais teórico-metodológicos da educação ambiental, refletidas nas abordagens conservadoras e emancipatórias, passo a refletir como ela pode ser mais real e concreta em todos os níveis educacionais, mostrando as contribuições, que foram e ainda são muito importantes do educador Paulo Freire fazendo uma retrospectiva de sua vida e trazendo algumas das reflexões presentes em suas obras mais conhecidas. Construindo um breve comparativo entre a educação conservadora e a educação emancipatória, concluiu-se que a abordagem emancipatória, que é um legado de Freire, melhor responde às necessidades da época atual, devido as grandes catástrofes ambientais que vem ocorrendo, impulsionadas pelas ações antrópicas descontroladas sobre o meio ambiente.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1262
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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