Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Fabiano Alves-
dc.date.accessioned2017-07-11T17:37:10Z-
dc.date.available2017-07-11T17:37:10Z-
dc.date.issued2016-09-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1263-
dc.descriptionMonografia apresentada como exigência parcial para a obtenção do título de Bacharel e Licenciatura plena em Ciências Biológicas, na Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, sob a orientação da Prof. Dra. Andréa Martins Cantanhede.pt_BR
dc.description.abstractA experimentação desperta o interesse dos alunos durante as atividades escolares, além disso, favorece o desenvolvimento da Alfabetização Científica que pode ser estimulada por meio de produções como a escrita e desenhos elaborados pelos alunos durantes essas atividades experimentais. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi analisar a presença dos Indicadores de Alfabetização Científica e como eles surgem em atividades experimentais no 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de produções textuais e desenhos, bem como por meio de questionários contendo perguntas abertas, semiabertas e fechadas para analisar as percepções que os alunos têm acerca da experimentação. Os resultados mostram que sete Indicadores de Alfabetização Científica estiveram presentes nas produções dos alunos, além disso, as percepções apresentadas sobre experimentação indicam que a presença de atividades experimentais facilitou a compreensão dos conteúdos de ciências e possibilitou também uma participação mais ativa dos alunos durante estas atividades favorecendo dessa forma o desenvolvimento da Alfabetização Científica.pt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectPercepçõespt_BR
dc.subjectProduções Textuaispt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.titleA experimentação no ensino de Ciências: percepções de alunos e professores de uma escola pública, Chapadinha-MApt_BR
dc.title.alternativeThe experimentation in science teaching and the development of scientific literacy in students of a public school in ChapadinhaMApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FabianoFerreira.pdfTCC - FABIANO ALVES FERREIRA1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.