Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1265
Título: Adubação potássica na cultura da soja cultivada na região de cerrado maranhense
Autor(es): Silva, Ediney Lopes da
Palavras-chave: Glycine max (L.) Merrill
Produtividade
Economia
Economy
Productivity
Data do documento: 18-Ago-2016
Resumo: A recomendação de doses de fertilizantes econômicas e adequadas para a produção da cultura da soja no leste maranhense são escassas havendo necessidade de estudos com fins de gerar conhecimento para melhoria dos sistemas. Objetivou-se com o trabalho avaliar a produção de soja em função da adubação potássica.O experimento foi conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus IV, Chapadinha – MA, no período de janeiro a maio de 2015, ano agrícola 2014/2015. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com cinco repetições e os tratamentos foram cinco doses de K2O de 0, 50, 100, 200 e 300 kg ha-1 no sulco de semeadura, utilizando como fonte o cloreto de potássio (KCL). Não houve efeito significativo das doses de potássio nos componentes de produção da cultura. Recomenda-se a dose de 100 kg ha-1 de K2O para a cultivar Tracajá, por proporcionar maior receita líquida. O uso de doses crescentes de potássio promoveu um acúmulo residual do K+ no solo, podendo ser um agravante no processo de salinização.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Banca Examinadora da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do grau de bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1265
Aparece nas coleções:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdineySilva.pdfTCC - EDINEY LOPES DA SILVA501,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.