Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1271
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Hortência Gabriela Pereira da-
dc.date.accessioned2017-07-11T19:17:42Z-
dc.date.available2017-07-11T19:17:42Z-
dc.date.issued2016-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1271-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão, como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Agronomia.pt_BR
dc.description.abstractA produção de hortaliças é uma atividade que durante os últimos anos devido, ao agronegócio, tem gerado uma grande lucratividade na comercialização. Fazendo parte das refeições diárias dos brasileiros e também por ser excelente fonte de vitaminas. Devido se muito perecível, sua produção é feita geralmente no entorno das áreas de consumo, buscando assim um rápido e eficaz escoamento visando reduzir as perdas e também para facilitar a reposição dos estoques nos supermercados e feiras livres. Sua produção é feita por agricultores familiares, pois esse tipo de cultivo utiliza-se de pouco espaço, pouco insumo, e por ter um ciclo bastante curto, o seu principal problema é a grande necessidade de água. Os produtos geralmente são comercializados nas feiras livres para o abastecimento do mercado local. O presente trabalho realizou um levantamento socioeconômico no Mercado Municipal de Chapadinha-MA, com a aplicação de 20 questionários de múltiplas escolhas com 19 perguntas diretas abrangendo os aspectos sociais (nível de escolaridade, capacitação, renda e contrato de comercialização), e aspecto econômico com escoamento e volume de compra. Foi constatado na pesquisa que 70% dos entrevistados vivem com uma renda mensal de menos de um salário mínimo, 95% nunca obtiveram um crédito rural através do Programa de Fortalecimento na Agricultura Familiar (Pronaf B) e 100% dos entrevistados nunca tiveram assistência técnica para acompanhamento e planejamentos na comercialização.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOlerícolapt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.subjectVarejistapt_BR
dc.subjectCommercializationpt_BR
dc.subjectRetailerpt_BR
dc.titleLevantamento socioeconômico de comerciantes de hortaliça no mercado municipal de Chapadinha-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HortenciaSilva.pdfTCC - HORTÊNCIA GABRIELA PEREIRA DA SILVA369 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.