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http://hdl.handle.net/123456789/1282
Título: | Ensino da sistematização da assistência de Enfermagem em curso de ensino técnico de Enfermagem |
Autor(es): | Ferreira, Hyldeane Santos |
Palavras-chave: | Enfermagem Processo de Enfermagem Educação técnica de enfermagem Nursing Nursing process Technical education nursing |
Data do documento: | 19-Jan-2017 |
Resumo: | A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia cientifica, que tem influenciado a pratica assistencial, organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos de trabalho, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem. Demanda conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser ensinados, no contexto da educação profissional de enfermagem. Objetivou-se Investigar o conhecimento de alunos e professores sobre o Ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem em escolas técnicas de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo de caráter quantitativo, realizado em três escolas de Curso Técnico de enfermagem em São Luís - MA, no período de novembro a dezembro de 2016; três escolas privadas e uma escola Pública. Participaram do estudo alunos e professores, totalizando 81 sujeitos que concordaram em, responder a um questionário com perguntas sobre o ensino da Sistematização da Assistência. Os dados foram organizados no EXCEL® e analisados no Programa Epi Info, tratados em frequência simples e exibidos em tabelas. Observou-se a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Observamos que 60,26% dos alunos compreendem o que significa o termo Sistematização da assistência de enfermagem; 57,69% que é fundamental a implementação da Sistematização da assistência de Enfermagem para a qualidade da assistência da equipe; 62,82% não conhecem que a Sistematização da Assistência de enfermagem é regulamentada pela Resolução 358/2009; 64,10% compreendem que o técnico de enfermagem participa da execução do processo de enfermagem; 73,08% consideram importante o ensino da Sistematização da Assistência; tanto alunos (88,46%) quanto professores (66,67%) responderam não haver metodologia e estratégia de ensino para desenvolver o ensino da sistematização da Assistência de Enfermagem. Percebe-se que embora os alunos tenham conhecimento sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, e considerem importante seu ensino para o curso Técnico, esse conhecimento é geral e superficial, apontando para a necessidade de reflexão sobre o ensino e as tecnologias envolvidas para o aprendizado e o desenvolvimento do profissional enquanto membro da equipe de enfermagem e participante das atividades desenvolvida com a Sistematização da Assistência de Enfermagem. |
Descrição: | Monografia, apresentada ao Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1282 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga |
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