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http://hdl.handle.net/123456789/1282
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Hyldeane Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-25T19:51:01Z | - |
dc.date.available | 2017-07-25T19:51:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1282 | - |
dc.description | Monografia, apresentada ao Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia cientifica, que tem influenciado a pratica assistencial, organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos de trabalho, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem. Demanda conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser ensinados, no contexto da educação profissional de enfermagem. Objetivou-se Investigar o conhecimento de alunos e professores sobre o Ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem em escolas técnicas de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo de caráter quantitativo, realizado em três escolas de Curso Técnico de enfermagem em São Luís - MA, no período de novembro a dezembro de 2016; três escolas privadas e uma escola Pública. Participaram do estudo alunos e professores, totalizando 81 sujeitos que concordaram em, responder a um questionário com perguntas sobre o ensino da Sistematização da Assistência. Os dados foram organizados no EXCEL® e analisados no Programa Epi Info, tratados em frequência simples e exibidos em tabelas. Observou-se a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Observamos que 60,26% dos alunos compreendem o que significa o termo Sistematização da assistência de enfermagem; 57,69% que é fundamental a implementação da Sistematização da assistência de Enfermagem para a qualidade da assistência da equipe; 62,82% não conhecem que a Sistematização da Assistência de enfermagem é regulamentada pela Resolução 358/2009; 64,10% compreendem que o técnico de enfermagem participa da execução do processo de enfermagem; 73,08% consideram importante o ensino da Sistematização da Assistência; tanto alunos (88,46%) quanto professores (66,67%) responderam não haver metodologia e estratégia de ensino para desenvolver o ensino da sistematização da Assistência de Enfermagem. Percebe-se que embora os alunos tenham conhecimento sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, e considerem importante seu ensino para o curso Técnico, esse conhecimento é geral e superficial, apontando para a necessidade de reflexão sobre o ensino e as tecnologias envolvidas para o aprendizado e o desenvolvimento do profissional enquanto membro da equipe de enfermagem e participante das atividades desenvolvida com a Sistematização da Assistência de Enfermagem. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Processo de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação técnica de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Nursing | pt_BR |
dc.subject | Nursing process | pt_BR |
dc.subject | Technical education nursing | pt_BR |
dc.title | Ensino da sistematização da assistência de Enfermagem em curso de ensino técnico de Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HyldeaneFerreira.pdf | TCC - HYLDEANE SANTOS FERREIRA | 621,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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