Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1300
Título: Detecção e acompanhamento dos casos de hanseníase em um município hiperendêmico do Brasil
Autor(es): Nepomuceno, Suzana Farias Brasil
Palavras-chave: Hanseníase
Avaliação em Saúde
Diagnóstico Tardio
Continuidade da Assistência ao Paciente
Leprosy
Health Evaluation
Delayed Diagnosis
Continuity of Pacient Care
Data do documento: 17-Jan-2017
Resumo: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução crônica, sendo de grande importância devido sua magnitude e seu alto poder incapacitante. O estudo justifica-se pela hanseníase ainda ser um problema de saúde pública no Brasil, pois o país ainda não conseguiu eliminar ou reduzir significativamente o aparecimento dos casos novos da doença; e local segundo os dados epidemiológicos demonstraram que o Maranhão se encontra como estado hiperendêmico, assim como a cidade de São Luís. A pesquisa teve o objetivo de avaliar a detecção e o acompanhamento dos casos de hanseníase diagnosticados até a completude do tratamento no município de São Luís - MA. Trata-se de um estudo avaliativo descritivo, realizado nas instituições de saúde que operacionam o Programa de Controle da Hanseníase, segundo os critérios de inclusão, no município de São Luís - MA. A população foi composta por todos os casos de hanseníase diagnosticados no ano de 2012. Os dados foram coletados por meio de instrumento baseado na ficha de notificação do SINAN, totalizando 1055 casos para o ano de 2012 em 44 unidades, e destes, 684 eram novos. Os dados foram processados pelo programa Epi-Info versão 7 e os resultados apresentados por tabelas de frequência absoluta e relativa. Dos 1055 casos, a maioria foi do sexo masculino (50,80%), com idade entre 21 e 40 anos (35,26%), pardos (50,42%), com ensino médio completo (20,94%), residentes na capital do estado (65,68%). A proporção de casos novos avaliados com grau de incapacidade física 2 no momento do diagnóstico dentre os casos avaliados no ano foi média (8,65%), e a proporção de casos curados com grau de incapacidade física 2 dentre os casos avaliados no momento da alta por cura no ano foi alta (11,71%). Os objetivos propostos contemplaram a pesquisa e demonstraram que o diagnóstico ainda é realizado tardiamente na detecção dos casos novos; e não há aplicação suficiente do controle de sequelas durante o acompanhamento do usuário, o que sugere precariedade do serviço de saúde. Sugere-se uma melhoria nas ações de saúde a serem realizadas no campo do controle da endemia, já que o monitoramento epidemiológico depende da capacitação dos profissionais para concretização das diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca de defesa do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1300
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuzanaNepomuceno.pdfTCC - SUZANA FARIAS BRASIL NEPOMUCENO949,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.