Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1302
Título: Participação da família na aplicação do método canguru: revisão integrativa
Autor(es): Vieira, Taissa Paiva
Palavras-chave: Método canguru
Participação da família
Kangaroo method
Family participation
Data do documento: 27-Jan-2017
Resumo: O Método Canguru (MC), que foi elaborado na Colômbia, em 1979, é um modelo de assistência perinatal direcionado para o cuidado humanizado destinado ao recémnascido pré-termo (RNPT), contemplando estratégias de intervenção biopsicossocial e dando lugar a uma maior participação dos pais e da família nos cuidados com o neonato. O estudo em questão, trata-se de uma revisão integrativa e a coleta de dados foi realizada em duas bases de dados: A Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) nos últimos 5 anos e ao final 8 artigos compuseram a amostra deste estudo. Os resultados demonstraram como se deu a inserção da família neste contexto e a importância da família na aplicação do MC, assim como revelaram as questões inerentes á essa participação. Além de demonstrar a existência de unanimidade por parte dos autores, na constatação de que o MC contribui positivamente na recuperação do RNPT e/ou RNBP em vários âmbitos. E, que indubitavelmente não só a mãe como toda família são indispensáveis na execução deste método.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca de defesa de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1302
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Enfermagem do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaissaVieira.pdfTCC - TAISSA PAIVA VIEIRA344,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.