Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1310
Título: O ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CENTRO DE ENSINO PROF. RUBEM ALMEIDA: conquistas e desafios
Título(s) alternativo(s): THE TEACHING OF AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN HISTORY IN THE CENTER OF TEACHING PROF. RUBEM ALMEIDA: achievements and challenges
Autor(es): Serra, Nayane de Jesus Araújo
Palavras-chave: Educação;
Relações étnico-raciais;
Escola;
Currículo;
Education;
Ethnic-racial relations;
School.
Data do documento: 10-Ago-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Esta pesquisa faz um diagnóstico a respeito da implantação da Educação das Relações Étnico-Raciais no C.E. Prof. Rubem Almeida da rede estadual de ensino, no município de Pinheiro. Tem como objetivo detectar como está sendo trabalhada a História Africana e Afro-brasileira, analisar se a escola possui condições ideais para que os profissionais da educação possam direcionar positivamente as relações de pessoas com diferentes pertencimentos étnico-raciais, no sentido de respeito e da correção de posturas, atitudes e mentalidades preconceituosas. O embasamento teórico desta pesquisa foi feito por meio de livros, artigos e questionários aplicados com a direção da escola, os professores de História e a coordenação pedagógica, assim como a análise do ambiente escolar. Esperamos que este trabalho auxilie na desconstrução de estereótipos a respeito do negro e principalmente na construção de uma identidade positiva, de forma que permita a consolidação de uma educação para a igualdade étnico-racial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1310
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Ciências Humanas/História do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nayane de Jesus.pdf264,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.