Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1323
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Simone Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T14:30:20Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T14:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1323 | - |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental constitui um elemento essencial para o estudo e a busca de uma melhor relação do homem com o meio ambiente, e a escola, em vista de sua função educadora, configura-se um espaço privilegiado para a discussão dessa temática. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a realidade da Educação Ambiental na prática de professores de Biologia do Ensino Médio no município de Chapadinha, Maranhão. Traça-se um percurso histórico, mostrando-se os principais avanços na Educação Ambiental. Faz-se uma analogia entre o referencial bibliográfico e os resultados da pesquisa de campo, que tem caráter quantitativo, qualitativo e descritivo, tendo sido realizada em três escolas de nível médio, públicas e privadas, da cidade de Chapadinha, Maranhão. Os dados foram levantados a partir de questionários estruturados, aplicados a 739 (setecentos e trinta e nove) alunos do terceiro ano, 11 (onze) professores, 06 (seis) gestores e 04 (quatro) supervisores. Os resultados apontam para uma necessidade de as escolas promoverem de forma mais eficaz a Educação Ambiental, visto que esta tem acontecido apenas por iniciativa isolada dos professores de Biologia. A principal conclusão é a de que se faz necessário criar nas escolas projetos interdisciplinares, efetivando práticas pedagógicas que valorizem a Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente; | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas e privadas; | pt_BR |
dc.subject | Função educadora; | pt_BR |
dc.subject | Environment; | pt_BR |
dc.subject | Public and private schools; | pt_BR |
dc.subject | Educational function. | pt_BR |
dc.title | A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise da ação educativa dos professores de Biologia no ensino médio no município de Chapadinha, MA | pt_BR |
dc.title.alternative | THE TEACHER PRACTICE IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: an analysis of the educational action of Biology teachers in high school in the municipality of Chapadinha, MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Cardoso.pdf | 635,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.