Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Simone Cardoso-
dc.date.accessioned2017-08-07T14:30:20Z-
dc.date.available2017-08-07T14:30:20Z-
dc.date.issued2017-02-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1323-
dc.description.abstractA Educação Ambiental constitui um elemento essencial para o estudo e a busca de uma melhor relação do homem com o meio ambiente, e a escola, em vista de sua função educadora, configura-se um espaço privilegiado para a discussão dessa temática. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a realidade da Educação Ambiental na prática de professores de Biologia do Ensino Médio no município de Chapadinha, Maranhão. Traça-se um percurso histórico, mostrando-se os principais avanços na Educação Ambiental. Faz-se uma analogia entre o referencial bibliográfico e os resultados da pesquisa de campo, que tem caráter quantitativo, qualitativo e descritivo, tendo sido realizada em três escolas de nível médio, públicas e privadas, da cidade de Chapadinha, Maranhão. Os dados foram levantados a partir de questionários estruturados, aplicados a 739 (setecentos e trinta e nove) alunos do terceiro ano, 11 (onze) professores, 06 (seis) gestores e 04 (quatro) supervisores. Os resultados apontam para uma necessidade de as escolas promoverem de forma mais eficaz a Educação Ambiental, visto que esta tem acontecido apenas por iniciativa isolada dos professores de Biologia. A principal conclusão é a de que se faz necessário criar nas escolas projetos interdisciplinares, efetivando práticas pedagógicas que valorizem a Educação Ambiental.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectMeio ambiente;pt_BR
dc.subjectEscolas públicas e privadas;pt_BR
dc.subjectFunção educadora;pt_BR
dc.subjectEnvironment;pt_BR
dc.subjectPublic and private schools;pt_BR
dc.subjectEducational function.pt_BR
dc.titleA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma análise da ação educativa dos professores de Biologia no ensino médio no município de Chapadinha, MApt_BR
dc.title.alternativeTHE TEACHER PRACTICE IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: an analysis of the educational action of Biology teachers in high school in the municipality of Chapadinha, MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Cardoso.pdf635,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.