Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1329
Título: O ENSINO DE QUÍMICA ALIADO AO LÚDICO COMO UMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM
Título(s) alternativo(s): THE EDUCATION OF CHEMISTRY ALLIED TO THE LÚDICO AS A NEW PERSPECTIVE OF LEARNING
Autor(es): COSTA, Larison Lima
Palavras-chave: Química;
Lúdico;
Ensino;
Aprendizagem;
Chemistry;
Playful;
Teaching / Learning.
Data do documento: 16-Mar-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Sabe-se que a educação brasileira vem passando por momentos que exigem uma reflexão apurada sobre os problemas educacionais que nela existem, e, o ensino de Química entra nessa discussão. O ensino dessa disciplina é visto em grande parte, a partir da memorização de fórmulas e conceitos químicos, isso feito de forma maçante em aulas monótonas que se tornam uma espécie de transmissão-recepção de conhecimentos, onde, muitas vezes, não são compreendidos pelos alunos. O professor enfrenta diariamente uma “batalha” para conseguir atrair a atenção do aluno e despertar seu interesse. Nesse sentido, existe um procura por métodos alternativos de ensino que sejam mais atrativos aos alunos, e, uma das formas de despertar o interesse do educando é através da utilização de atividades lúdicas como ferramenta no processo ensino/aprendizagem. O presente trabalho monográfico, intitulado – “O ensino de Química aliado ao lúdico como uma nova perspectiva de aprendizagem” – teve como objetivo analisar a utilização de jogos como estratégias de ensino para facilitar a aprendizagem dos alunos nos conteúdos propostos na disciplina de Ciências/Química na série final do Ensino Fundamental. Desta maneira, foi escolhido um jogo didático/educativo “Quiz dos Elementos Químicos” que visava o conteúdo da Tabela Periódica para duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa contemplou uma discussão bibliográfica, pautada em autores como, Huizinga (1971), Kishimoto (1996), Rosado (2006), Cunha (2012), entre outros. Um estudo de caso foi realizado prontamente com uma pesquisa de campo. A análise de questionários semiabertos aplicados antes e após a execução do jogo em questão com o docente de Ciências das turmas e com os alunos. Os dados obtidos foram analisados e mesclados com o referencial teórico da pesquisa. Os resultados encontrados mostraram que metodologias lúdicas foram viáveis para auxiliar na aprendizagem de conteúdos. Os alunos puderam assimilar melhor as questões propostas, a família a qual os elementos pertenciam, seus símbolos e números atômicos e de massa. Contudo, o professor é um agente fundamental nesse processo, sendo que o conhecimento deve ser construído de maneira articulada e menos fragmentada, onde o aluno seja um ser consciente das transformações e reações químicas ocorridas a sua volta. Nesse sentido, faz-se necessário que o docente aborde conceitos utilizando metodologias adequadas à aprendizagem atual. E, os jogos funcionam como elementos motivadores e facilitadores do processo de ensino/aprendizagem de conceitos científicos, os quais induzem ao raciocínio, à reflexão, ao pensamento e, consequentemente, à (re) construção do seu conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1329
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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