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Título: CRIAÇÃO DE MICROSCÓPIO UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO METODOLOGIA PARA TRABALHAR O ENSINO DE DOENÇAS VEICULADAS PELA ÁGUA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Título(s) alternativo(s): MICROSCOPE CREATION USING ALTERNATIVE MATERIALS AS A METHODOLOGY FOR WORKING ON THE TEACHING OF DISEASES VEHICULATED BY WATER IN THE FINAL SERIES OF FUNDAMENTAL EDUCATION
Autor(es): BRITO, Maurício Araújo
Palavras-chave: Nova metodologias;
Utilização de materiais alternativos;
Preparação a docência;
New methodologies;
Use of alternative materials;
Preparing teaching
Data do documento: 15-Mar-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: A realidade das escolas atualmente requer a criação de métodos alternativos para trabalhar a teoria de forma mais dinâmica. Isso facilita a aquisição do conhecimento, por parte dos alunos, bem como estimula o professor na busca por melhoria na metodologia de ensino adotada. O trabalho teve como proposta principal, sustentar o desenvolvimento de novos métodos de ensino educacional, na formação de futuros profissionais, e na melhoria de novos atributos na qualidade da educação pública brasileira. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem em vários momentos que o tema água seja abordado. Em presença desses debates, promove uma proposta de aperfeiçoamento pedagógico, tanto no âmbito da formação de futuros docentes, como no desenvolvimento de novas analogias de ensino em escolas da rede pública. Este trabalho foi voltado para o estudo de práticas laboratoriais que envolvem o tema microrganismos na água, focando assim a analise de: bactérias, germes, vírus e micróbios, na ilustração de novas metodologias ausentes no espaço escolar e em particular na construção de um microscópio com materiais alternativos e folder educativo demonstrando as doenças, sintomas e tratamento. A prática foi realizada na escola municipal Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha do município de São Bernardo – MA. A metodologia utilizada será um auxílio para as aulas praticas, funcionando como suporte para os professores de ciências do turno matutino e vespertino, onde participaram do projeto 165 alunos divido em dois grupos, com 86 educandos do turno matutino e 80 alunos do turno vespertino, possibilitando o desenvolvendo habilidades nos alunos sobre o assunto trabalhado em sala. O presente trabalho revelou que a metodologia empregada no uso do microscópio caseiro efolder educativo mostraram-se de grande importância para o ensino-aprendizado dos alunos, proporcionando um aprendizado mais significativa e prática, associando de forma conjunta com a teoria, bem como em desenvolver no educando autonomia e o censo crítico ativo diante das tarefas propostas nos encontros do projeto, mostrando-os a finalidade de observar os microrganismos na água e doenças veiculadas água no processo de tratamento e consumo social.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1330
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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