Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARQUES, Thais Aires-
dc.date.accessioned2017-08-09T12:13:56Z-
dc.date.available2017-08-09T12:13:56Z-
dc.date.issued2017-03-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1332-
dc.description.abstractA química possui um papel importante na contribuição do processo educacional, no cotidiano e na prática do educando. Este trabalho surge da necessidade de conhecer a prática do professor de Ciências Naturais nas escolas públicas onde não existe laboratório de química. Dessa forma, o objetivo desse estudo é apontar possibilidades, métodos alternativos para o ensino de química afim de minimizar a ausência de laboratórios. Pretende-se mostrar que é possível ministrar conteúdos de química utilizando práticas experimentais alternativas voltadas para a realidade do aluno, despertando assim o interesse do mesmo para esta disciplina. A cidade de São Bernardo- MA dispõe de 58 escolas municipais, 02 estaduais e 03 particulares, a pesquisa desenvolvida teve como público alvo os professores da rede municipal de ensino (Unidade Integrada Nilza Coelho Lima e o Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha) do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e a rede estadual de ensino (Centro de Ensino Dr. Henrique Couto e o Centro de Ensino Déborah Correia Lima) do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, onde aplicou-se o questionário a seis professores durante três dias. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se de fato que as atividades práticas podem ser desenvolvidas em qualquer sala de aula, sem a necessidade de instrumentos ou aparelhos sofisticados, não havendo, portanto, a necessidade de um ambiente com equipamentos especiais para a realização de trabalhos experimentais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectQuímica, escolas públicas;pt_BR
dc.subjectAusência de laboratório;pt_BR
dc.subjectPráticas experimentais;pt_BR
dc.subjectChemistry;pt_BR
dc.subjectPublic schools;pt_BR
dc.subjectAbsence of laboratory;pt_BR
dc.subjectExperimental practices.pt_BR
dc.titleO TRABALHO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SALA DE AULA NA AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS SEDE DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA.pt_BR
dc.title.alternativeO TRABALHO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SALA DE AULA NA AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS SEDE DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO - MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Aires.pdf353,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.