Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MARQUES, Thais Aires | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-09T12:13:56Z | - |
dc.date.available | 2017-08-09T12:13:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1332 | - |
dc.description.abstract | A química possui um papel importante na contribuição do processo educacional, no cotidiano e na prática do educando. Este trabalho surge da necessidade de conhecer a prática do professor de Ciências Naturais nas escolas públicas onde não existe laboratório de química. Dessa forma, o objetivo desse estudo é apontar possibilidades, métodos alternativos para o ensino de química afim de minimizar a ausência de laboratórios. Pretende-se mostrar que é possível ministrar conteúdos de química utilizando práticas experimentais alternativas voltadas para a realidade do aluno, despertando assim o interesse do mesmo para esta disciplina. A cidade de São Bernardo- MA dispõe de 58 escolas municipais, 02 estaduais e 03 particulares, a pesquisa desenvolvida teve como público alvo os professores da rede municipal de ensino (Unidade Integrada Nilza Coelho Lima e o Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha) do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e a rede estadual de ensino (Centro de Ensino Dr. Henrique Couto e o Centro de Ensino Déborah Correia Lima) do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, onde aplicou-se o questionário a seis professores durante três dias. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se de fato que as atividades práticas podem ser desenvolvidas em qualquer sala de aula, sem a necessidade de instrumentos ou aparelhos sofisticados, não havendo, portanto, a necessidade de um ambiente com equipamentos especiais para a realização de trabalhos experimentais. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Química, escolas públicas; | pt_BR |
dc.subject | Ausência de laboratório; | pt_BR |
dc.subject | Práticas experimentais; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry; | pt_BR |
dc.subject | Public schools; | pt_BR |
dc.subject | Absence of laboratory; | pt_BR |
dc.subject | Experimental practices. | pt_BR |
dc.title | O TRABALHO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SALA DE AULA NA AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS SEDE DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO – MA. | pt_BR |
dc.title.alternative | O TRABALHO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SALA DE AULA NA AUSÊNCIA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS SEDE DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO - MA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thais Aires.pdf | 353,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.