Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1333
Título: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO/APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA CENTRO DE ENSINO DEBORAH CORREIA LIMA
Título(s) alternativo(s): THE USE OF PLAYFUL GAMES AS A TOOL IN TEACHING / LEARNING IN CHEMISTRY OF MIDDLE SCHOOL IN SCHOOL EDUCATION CENTER DEBORAH CORREIA LIMA
Autor(es): VIEIRA, Antônia Cleonilda da Silva
Palavras-chave: Atividades lúdicas;
Ensino de química;
Jogos educacionais;
Tabela periódica;
Leisure activities;
Chemistry teaching;
Educational games;
Periodic table.
Data do documento: 16-Mar-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o emprego do lúdico, uma ferramenta importantíssima no ensino nas disciplinas da área de Ciências, principalmente em Química, buscando ressaltar sua importância como instrumento de aprendizagem, uma vez que permite os alunos adquirirem e desenvolverem capacidade de raciocinar, julgar, argumentar e também se conscientizarem do quanto isso é importante ao início da sua aprendizagem. Baseado no cotidiano escolar da educação no ensino do 1° ano de Química no ensino médio, a pesquisa visou verificar como jogos e brincadeiras influenciavam na assimilação e podem ser considerados ótimos aliados no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos da Escola Centro de Ensino Déborah Correia Lima, tomando com parâmetro uma disciplina vista pelos alunos, popularmente, como um “bicho de sete cabeças”, ou seja, uma matéria muito difícil devido à sua complexidade e, muitas vezes, pelo fato destes não terem tido uma boa experiência e uma base satisfatória no momento de seu primeiro contato com a química no ensino fundamental. A metodologia utilizada como processo avaliativo foram dois questionários com sete questões cada, um antes da utilização da atividade lúdica e outro após a aplicação desta, para avaliação da mesma, além do uso de jogos lúdicos referentes à tabela periódica que foi a ”corrida dos principais elementos da tabela periódica”, com 150 alunos. Os resultados mostraram que brincadeiras lúdicas são ferramentas muito importantes, fazem com que os alunos tenham raciocínio lógico, e desenvolvam melhor sua aprendizagem e habilidades relacionadas, pois em média 80% dos alunos conseguiram acertar o questionário depois do uso do jogo lúdico. Com base nisso a autora buscou evidenciar e ressaltar a importância do lúdico em todo exercício didático e processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que os alunos aprendem com jogos, brincadeiras, pois as aulas ficam mais atraentes e atrativas, o aluno assimila melhor o conteúdo, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes, além do prazer de jogar e essas atividades devem ser valorizadas estimuladas nas escolas pelos professores.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1333
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antônia Cleonilda.pdf779,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.