Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1335
Título: | A AVALIAÇAO DO ENSINO DE QUIMICA NA EJA EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MAGALHAES DE ALMEIDA – MA: ESTUDO DE CASO SÃO BERNARDO – MA 2017 |
Título(s) alternativo(s): | THE EVALUATION OF CHEMISTRY TEACHING IN THE EJA IN SCHOOL OF THE PUBLIC NETWORK OF MAGALHAES DE ALMEIDA - MA: CASE STUDY SÃO BERNARDO - MA 2017 |
Autor(es): | COSTA, Ananda Escorcio |
Palavras-chave: | Ensino aprendizagem; EJA; Química; Inclusão; Teaching learning; EJA; Chemistry; Inclusion. |
Data do documento: | 16-Mar-2017 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | Aplicação do ensino/aprendizagem de Química, na Educação de Jovens e Adultos – EJA está referente a uma perspectiva enorme de mudanças, onde a inclusão do saber está apta a todos, sem distinção de cor e raça. São práticas educativas, tendências inovadoras e de suma importância tanto para o professor quanto ao aluno; na verdade a Educação de Jovens e Adultos se baseia nas ideologias de educação para todos, onde o foco é o aluno, que tende a aprender de forma simples e ao mesmo tempo diferenciada, onde o ensino pode ser transformador na vida de cada um. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação do ensino de química na EJA em escola da rede publica de Magalhães de Almeida – MA, fazendo assim um estudo de caso, onde foram aplicados questionários em duas turmas totalizando 65 alunos, para saber de fato qual a verdadeira realidade do ensino de professores e da aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que de fato ainda há uma enorme deficiência no estudo voltado aos alunos da EJA, por parte dos professores que ainda não conseguiram adequar sua metodologia de ensino a realidade dos alunos, ou seja, o conteúdo ministrado em sala de aula não apresentará o mesmo resultado para todos; o raciocínio de cada aluno se manifestará diferente em cada conteúdo e em cada aula e cabe o professor distingui-los e manifestar-se para que todos os discentes consigam entender e compreender o assunto de Química independente de como foi sua rotina de trabalho durante o dia. Dessa forma, conclui-se que o ensino/aprendizagem baseia-se na troca mútua de aprendizagens, interesses e necessidades de ambas as partes, desse modo, o aluno tem que se dispor a aprender enquanto o professor tem que aprimorar sua habilidade de ensinar e inovar dentro da sala de aula com seus alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1335 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ananda Escórcio.pdf | 433,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.