Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1338
Título: CLASSES MULTISSERIADAS: Uma característica das escolas da zona rural do município de Imperatriz
Título(s) alternativo(s): MULTISSERIATED CLASSES: A characteristic of rural schools in the municipality of Imperatriz
Autor(es): COSTA, Sara Silva
Palavras-chave: Classes multisseriadas;
Zona rural;
Classrooms multigraded;
Countryside.
Data do documento: 2012
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo realizado em duas escolas municipais, de classes multisseriadas, no município de Imperatriz - MA. Inicialmente, apresentamos um estudo sobre o contexto histórico das classes multisseriadas, onde constatamos que esse modelo decorre de vários fatores, com predominância no modelo econômico implantado desde o período colonial, passando pela formação dos professores. Normalmente, os aspectos relacionados às classes multisseriadas são ignoradas desde a formação do professor, seja ela inicial ou continuada. Outro agravante é que, via de regra, o professor da zona rural nem sempre possui habilitação para o magistério. Constatamos, também, que as medidas governamentais têm sido mais paliativas do que, realmente, políticas afirmativas. Com raras exceções, os programas educacionais levam em conta as necessidades dos povos do campo. Nas escolas pesquisadas as metodologias utilizadas por elas evidencia aspectos relevantes e limitantes do trabalho das professoras que lidam com essas classes, trazendo como conclusão que as classes multisseriadas podem apresentar resultados significativos, muito embora, com grande esforço das docentes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1338
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara Silva.pdf288,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.