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Título: INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um percurso em construção em uma escola da rede municipal de Imperatriz - MA
Título(s) alternativo(s): INCLUSION OF THE STUDENT WITH VISUAL DISABILITY: A Construction in a school of the municipal network of Imperatriz - MA
Autor(es): MENEZES, Josilan Rocha
Palavras-chave: Deficiente visual/cegueira;
Legislação Escolar;
Inclusão;
Visually impaired/blind;
Legislation school;
Inclusion.
Data do documento: 8-Ago-2013
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Esta pesquisa, intitulada “Inclusão do Aluno com Deficiência Visual: um percurso em construção em uma escola da rede municipal de Imperatriz – MA” buscou analisar a escolarização das pessoas que possuem deficiência visual em uma escola da rede municipal de Imperatriz. Traz uma reflexão sobre a escolarização desses alunos, e de como deve ser a mesma. Mostra um breve contexto histórico das pessoas que possuem deficiência, faz uma análise dos desafios e das possibilidades da inclusão, bem como apresenta a Sala de Recursos multifuncionais, onde eles vão complementar sua aprendizagem e um breve olhar da formação do professor para atuar tanto em sala regular como em Sala de Recursos. Buscou-se investigar com essa pesquisa, se o município trabalha com a inclusão do aluno que apresenta Deficiência Visual/cegueira. Esta pesquisa pretende mostrar também, através de diferentes legislações, que este aluno tem os mesmos direitos de frequentar uma escola de ensino regular com condições iguais às oferecidas aos alunos que enxergam. Portanto, o objetivo geral na investigação dessa pesquisa, foram escolas municipais de Imperatriz que tem o aluno com Deficiência Visual/cegueira. A mesma foi realizada através de entrevistas com Coordenador do SIADI, professor de sala regular, professor da Sala de Recursos e responsável pelo aluno matriculado na escola investigada, com análise descritiva de um levantamento de dados de abordagem qualitativa, visto que houve observação sob uma ótica interna, para compreender o contexto da situação. Vale ressaltar, ainda, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa com enforque fenomenológico, pois a investigadora não teve intenção de denunciar casos ou fatos. Com a referente pesquisa, a pesquisadora buscou saber a trajetória e as práticas utilizadas em uma escola municipal de imperatriz.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1339
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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