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Título: A RELAÇÃO DA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA FREIREANA COM AS METODOLOGIAS USADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Título(s) alternativo(s): THE RELATIONSHIP OF THE FREIREANA PEDAGOGICAL CONCEPTION WITH METHODOLOGIES USED BY EDUCATIONAL TEACHERS OF YOUTH AND ADULTS
Autor(es): ALMEIDA, Carlos Fernandes de
Palavras-chave: EJA;
Concepção Freireana;
Metodologias;
EJA;
Conception Paulo Freire;
Methodologies.
Data do documento: 19-Set-2013
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar, a partir da Concepção Pedagógica Freireana, as metodologias usadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal da cidade de Imperatriz. Os suportes bibliográficos para realização desse trabalho foram às próprias obras de Paulo Freire, e de autores que atuam na linha progressista de educação. Como o próprio tema já indica esta monografia consiste numa pesquisa de campo, investigada a luz do paradigma histórico-dialético. A coleta de dados deu-se através da observação da prática docente na escola-campo pesquisada, da interpretação do Projeto Político Pedagógico (PPP), dos Planos de Ensino e por último da entrevista semi-estruturada realizada com duas professoras e um professor. Dividimos este ensaio em duas etapas; a primeira de revisão bibliografia que não é apenas para fundamentar a pesquisa de campo, é, também, sem dúvidas, para analisar e refletir o homem-educador Paulo Freire, sobretudo a sua pedagogia do oprimido, que remete a uma educação feita com o interesse crítico libertador do povo, para muito além dos muros da escola. A segunda etapa corresponde à pesquisa de campo, nesta constatamos que o corpo docente da unidade de ensino pesquisada, na modalidade EJA, é composto por professores/as graduados/as ou pósgraduados/ as. Verificamos que a prática docente predominante, especialmente na questão metodológica, não se configura como progressista. Os professores entrevistados mostraram ter pouco conhecimento da concepção pedagógica freireana. Notamos certa incoerência entre o dizer – expresso em documentos e entrevista – e o fazer docente. Por último presenciamos certa solidão da EJA, no que diz respeito à integração com o ensino regular, comunidade e outros órgãos da sociedade.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1343
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

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