Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1343
Título: | A RELAÇÃO DA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA FREIREANA COM AS METODOLOGIAS USADAS PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Título(s) alternativo(s): | THE RELATIONSHIP OF THE FREIREANA PEDAGOGICAL CONCEPTION WITH METHODOLOGIES USED BY EDUCATIONAL TEACHERS OF YOUTH AND ADULTS |
Autor(es): | ALMEIDA, Carlos Fernandes de |
Palavras-chave: | EJA; Concepção Freireana; Metodologias; EJA; Conception Paulo Freire; Methodologies. |
Data do documento: | 19-Set-2013 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar, a partir da Concepção Pedagógica Freireana, as metodologias usadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal da cidade de Imperatriz. Os suportes bibliográficos para realização desse trabalho foram às próprias obras de Paulo Freire, e de autores que atuam na linha progressista de educação. Como o próprio tema já indica esta monografia consiste numa pesquisa de campo, investigada a luz do paradigma histórico-dialético. A coleta de dados deu-se através da observação da prática docente na escola-campo pesquisada, da interpretação do Projeto Político Pedagógico (PPP), dos Planos de Ensino e por último da entrevista semi-estruturada realizada com duas professoras e um professor. Dividimos este ensaio em duas etapas; a primeira de revisão bibliografia que não é apenas para fundamentar a pesquisa de campo, é, também, sem dúvidas, para analisar e refletir o homem-educador Paulo Freire, sobretudo a sua pedagogia do oprimido, que remete a uma educação feita com o interesse crítico libertador do povo, para muito além dos muros da escola. A segunda etapa corresponde à pesquisa de campo, nesta constatamos que o corpo docente da unidade de ensino pesquisada, na modalidade EJA, é composto por professores/as graduados/as ou pósgraduados/ as. Verificamos que a prática docente predominante, especialmente na questão metodológica, não se configura como progressista. Os professores entrevistados mostraram ter pouco conhecimento da concepção pedagógica freireana. Notamos certa incoerência entre o dizer – expresso em documentos e entrevista – e o fazer docente. Por último presenciamos certa solidão da EJA, no que diz respeito à integração com o ensino regular, comunidade e outros órgãos da sociedade. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1343 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARLOS FERNANDES DE ALMEIDA.pdf | 221,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.