Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARRUDA, Karolina Sampaio-
dc.date.accessioned2017-08-10T12:54:21Z-
dc.date.available2017-08-10T12:54:21Z-
dc.date.issued2017-02-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1344-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o uso da avaliação da aprendizagem escolar buscando entender quais as principais formas de implementação da mesma como um mecanismo real de aprimoramento da prática pedagógica. Para tanto foi orientada pelo enfoque fenomenológico e abordagem qualitativa, por meio de entrevista com os professores, análise documental e observação em duas turmas de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Davinópolis-MA, tendo como objetivo geral refletir acerca da percepção dos docentes envolvidos quanto à prática avaliativa, considerando os referenciais da Pedagogia do Exame e da Pedagogia da Avaliação da Aprendizagem Escolar de caráter crítico e construtivo desenvolvidos por (Luckesi, 2011), e como objetivos específicos caracterizar as concepções dos docentes quanto à avaliação da aprendizagem em sua relação com os objetivos educacionais da instituição; analisar os métodos e instrumentos de avaliação da aprendizagem escolar mais utilizados pelos docentes da turma e refletir sobre as relações estabelecidas pelos professores entre planejamento e avaliação. Os resultados alcançados apontaram para a necessidade de uma formação mais sólida e consistente, tal qual um melhor suporte técnico que oportunize o desenvolvimento de uma prática que integre planejamento, execução e avaliação das práticas pedagógicas, vislumbrando um desenvolvimento pleno do educando e a reflexão constante da prática em sala de aula.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem escolar;pt_BR
dc.subjectPrática pedagógica;pt_BR
dc.subjectConcepção docente;pt_BR
dc.subjectEvaluation of school learning;pt_BR
dc.subjectPedagogical practice;pt_BR
dc.subjectTeaching conception.pt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM MECANISMO REAL DE APRIMORAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICApt_BR
dc.title.alternativeEVALUATION OF SCHOOL LEARNING: A REAL MECHANISM FOR IMPROVING THE PEDAGOGICAL PRACTICEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAROLINA SAMPAIO ARRUDA.pdf526,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.