Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Antonieta Santana | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-10T13:34:14Z | - |
dc.date.available | 2017-08-10T13:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1349 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho faz uma análise sobre o tema “A afetividade e suas implicações para a aprendizagem”, aborda a importância dos fatores afetivos no processo de ensino aprendizagem diante das atuações docentes de educadores de uma escola da rede municipal de Imperatriz-MA, tem o intuito de compreender que o aluno precisa ser entendido como ser pensante e emotivo para desenvolver em suas habilidades educacionais. Tem por objetivo geral, analisar o papel da afetividade e suas implicações para a aprendizagem de alunos dos Anos Iniciais. O referencial teórico adotado foi baseado nas teorias de Wallon, Vygotsky e Piaget uma vez que estes compreendem a afetividade como importante instrumento para o desenvolvimento humano e para aprendizagem. Fez–se uso de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa uma vez que utilizou como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada e observação em sala de aula. Os resultados evidenciaram que as professoras têm conhecimento sobre a afetividade e sua relevância para o desenvolvimento dos alunos no que se refere à aprendizagem, mas o aspecto afetivo ainda precisa ser melhor trabalhado para que os educandos possam ter, de forma potencializada, as questões afetivas em prol da aprendizagem. A afetividade foi manifestada de várias maneiras, tais como: o medo, o choro, a alegria por meio das diversas situações do cotidiano da sala de aula quando os alunos sofriam punições ou ao serem elogiados. Demonstrando desse modo, a relevância do papel da afetividade para a formação do conhecimento dos alunos dos Anos Iniciais, tendo em vista que estes necessitam de confiança, carinho e compreensão param se desenvolverem integralmente como pessoa, uma vez que o ser humano é dotado de aspectos cognitivos, mas, também afetivos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Afetividade; | pt_BR |
dc.subject | Alunos dos anos iniciais; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem. | pt_BR |
dc.subject | Affectivity; | pt_BR |
dc.subject | Students in the early years; | pt_BR |
dc.subject | Learning. | pt_BR |
dc.title | A AFETIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | THE AFFECTIVENESS AND ITS IMPLICATIONS IN THE LEARNING OF STUDENTS IN THE INITIAL YEARS OF A MUNICIPAL SCHOOL OF IMPERATRY - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIETA SANTANA CARVALHO.pdf | 357,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.