Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEOTONIO, Ellen Cristina Correia-
dc.date.accessioned2017-08-10T13:42:30Z-
dc.date.available2017-08-10T13:42:30Z-
dc.date.issued2017-02-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1350-
dc.description.abstractEste trabalho monográfico discorre sobre a participação da família na escola, tendo como referência a Educação Infantil. Busca revelar a visão dos sujeitos da pesquisa a respeito da participação. A pesquisa foi realizada em uma instituição municipal de ensino, que atende crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, pertencente a zona urbana da cidade de Imperatriz no Maranhão. O objetivo geral dessa pesquisa está em analisar como ocorre a participação da família na escola na Educação Infantil, apresentando o que pensam gestora, professoras e famílias sobre a participação familiar na escola. Para tanto, o referencial teórico adotado aborda as mudanças que família e escola têm enfrentado na atualidade, compreendendo as atribuições de cada uma dessas instituições, tendo como autores principais: Ponce (2010), Parolin (2010), Szymanski (2010), Oliveira- Formosinho (2011). A metodologia utilizada na pesquisa de campo é de natureza qualitativa, aplicando a entrevista semi-estruturada para escuta dos sujeitos pesquisados como instrumento para coleta de dados. Os dados coletados vislumbram a família como participante da escola, trazendo aspectos relacionados à gestão democrática, desenvolvimento integral da criança e tipos de formação familiar. No entanto, algumas dificuldades são encontradas, tornando essa participação superficial.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectFamília;pt_BR
dc.subjectEscola;pt_BR
dc.subjectParticipação;pt_BR
dc.subjectFamily;pt_BR
dc.subjectSchool;pt_BR
dc.subjectParticipation.pt_BR
dc.titleA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIOpt_BR
dc.title.alternativeTHE FAMILY AND SCHOOL RELATIONSHIP: A NECESSARY DIALOGUEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELLEN CRISTINA CORREIA TEOTONIO.pdf437,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.