Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1350
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | TEOTONIO, Ellen Cristina Correia | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-10T13:42:30Z | - |
dc.date.available | 2017-08-10T13:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1350 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico discorre sobre a participação da família na escola, tendo como referência a Educação Infantil. Busca revelar a visão dos sujeitos da pesquisa a respeito da participação. A pesquisa foi realizada em uma instituição municipal de ensino, que atende crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, pertencente a zona urbana da cidade de Imperatriz no Maranhão. O objetivo geral dessa pesquisa está em analisar como ocorre a participação da família na escola na Educação Infantil, apresentando o que pensam gestora, professoras e famílias sobre a participação familiar na escola. Para tanto, o referencial teórico adotado aborda as mudanças que família e escola têm enfrentado na atualidade, compreendendo as atribuições de cada uma dessas instituições, tendo como autores principais: Ponce (2010), Parolin (2010), Szymanski (2010), Oliveira- Formosinho (2011). A metodologia utilizada na pesquisa de campo é de natureza qualitativa, aplicando a entrevista semi-estruturada para escuta dos sujeitos pesquisados como instrumento para coleta de dados. Os dados coletados vislumbram a família como participante da escola, trazendo aspectos relacionados à gestão democrática, desenvolvimento integral da criança e tipos de formação familiar. No entanto, algumas dificuldades são encontradas, tornando essa participação superficial. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Família; | pt_BR |
dc.subject | Escola; | pt_BR |
dc.subject | Participação; | pt_BR |
dc.subject | Family; | pt_BR |
dc.subject | School; | pt_BR |
dc.subject | Participation. | pt_BR |
dc.title | A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO | pt_BR |
dc.title.alternative | THE FAMILY AND SCHOOL RELATIONSHIP: A NECESSARY DIALOGUE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELLEN CRISTINA CORREIA TEOTONIO.pdf | 437,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.