Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1355
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARVALHO, Lucas Farias | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-10T16:12:23Z | - |
dc.date.available | 2017-08-10T16:12:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1355 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA), como determina os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), deve ser incorporada no currículo escolar como tema transversal e de forma interdisciplinar. O principal objetivo deste trabalho foi analisar se os professores vêm aplicando o tema em sala de aula seguindo tais parâmetros. A pesquisa foi realizada em três escolas municipais com 25 professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e através de questionário e análise dos livros didáticos e planejamento pedagógico. A maior parte dos professores tinha curso superior e lecionavam em mais de uma disciplina além daquela da sua área de formação. E apesar de muitos afirmarem trabalhar a EA de forma interdisciplinar a maioria ainda utiliza métodos tradicionalistas para transmitir o conteúdo curricular sendo que um dos principais recursos era o livro didático que nestas escolas foram contabilizados 47 livros de 8 coleções diferentes. A Educação Ambiental nestas escolas ainda é trabalhada de forma inadequada, a maior parte dos livros didáticos possuía o tema, mas em seus Planejamentos Pedagógicos não havia nenhuma citação ao assunto. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Escola Pública; | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas; | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente; | pt_BR |
dc.subject | Public school; | pt_BR |
dc.subject | Practical classes; | pt_BR |
dc.subject | Environment. | pt_BR |
dc.title | A INTERDISCIPLINARIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO EM TRÊS ESCOLAS DE CHAPADINHA-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | THE INTERDISCIPLINARITY OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN FUNDAMENTAL TEACHING FROM 1ST TO 5TH YEAR IN THREE SCHOOLS OF CHAPADINHA-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucas Carvalho.pdf | Monografia de Conclusão de Curso | 595,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.