Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOUSA, Cleudinir Sobral de-
dc.date.accessioned2017-08-11T12:11:38Z-
dc.date.available2017-08-11T12:11:38Z-
dc.date.issued2014-02-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1359-
dc.descriptionPesquisa apresentada ao Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, Campus de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão, como pré-requisito para obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo a análise da Prática Educativa frente ao Currículo Multiculturalista na Educação Infantil em Escolas Públicas da cidade de Imperatriz-MA. Logo, formulou-se a seguinte situação problema: Os professores trabalham a multiculturalidade na educação infantil? Para tanto, apoiou-se no enfoque dialético com pesquisa qualitativa. Na pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento a entrevista e observação sistemática. Os mesmos foram analisados, interpretados e fundamentados em referências bibliográficas. A pesquisa foi desenvolvida em uma Pré-escola e uma Creche, ambas públicas, localizada na área urbana na cidade de Imperatriz-MA, com turmas de maternal, primeiro e segundo período da Educação Infantil. As participantes da pesquisa foram seis professoras e quarenta e cinco crianças. A pesquisa revelou que 90% das professoras trabalham a valorização da diversidade cultural com enfoque na cultura afro e indígena somente em datas comemorativas, como dia do Índio (19 de abril) e Abolição da Escravatura (13 de maio). Diante do exposto, considera-se o trabalho de grande valia, uma vez que o mesmo pode despertar um novo olhar, apontando caminhos que possam contribuir para o fim do preconceito e discriminação, valorizando pluralidade cultural existente na sociedade. Sugere-se ainda que seja resgatada a contribuição das mais diversas culturas na construção sócio-histórica do Brasil.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectPratica educativa;pt_BR
dc.subjectMulticulturalismo;pt_BR
dc.subjectEducação Infantil;pt_BR
dc.subjectEducational practice;pt_BR
dc.subjectMulticulturalism;pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education.pt_BR
dc.titleA PRÁTICA EDUCATIVA FRENTE AO CURRÍCULO MULTICULTURALISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS PUBLICAS DE IMPERATRIZ-MApt_BR
dc.title.alternativeTHE EDUCATIONAL PRACTICE AGAINST THE MULTICULTURALIST CURRICULUM IN CHILDREN EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOLS OF IMPERATRIZ-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleudinir Pereira.pdfMonografia de Conclusão de Curso489,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.