Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Cleudinir Sobral de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T12:11:38Z | - |
dc.date.available | 2017-08-11T12:11:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1359 | - |
dc.description | Pesquisa apresentada ao Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, Campus de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão, como pré-requisito para obtenção do grau de licenciatura em Pedagogia. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo a análise da Prática Educativa frente ao Currículo Multiculturalista na Educação Infantil em Escolas Públicas da cidade de Imperatriz-MA. Logo, formulou-se a seguinte situação problema: Os professores trabalham a multiculturalidade na educação infantil? Para tanto, apoiou-se no enfoque dialético com pesquisa qualitativa. Na pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento a entrevista e observação sistemática. Os mesmos foram analisados, interpretados e fundamentados em referências bibliográficas. A pesquisa foi desenvolvida em uma Pré-escola e uma Creche, ambas públicas, localizada na área urbana na cidade de Imperatriz-MA, com turmas de maternal, primeiro e segundo período da Educação Infantil. As participantes da pesquisa foram seis professoras e quarenta e cinco crianças. A pesquisa revelou que 90% das professoras trabalham a valorização da diversidade cultural com enfoque na cultura afro e indígena somente em datas comemorativas, como dia do Índio (19 de abril) e Abolição da Escravatura (13 de maio). Diante do exposto, considera-se o trabalho de grande valia, uma vez que o mesmo pode despertar um novo olhar, apontando caminhos que possam contribuir para o fim do preconceito e discriminação, valorizando pluralidade cultural existente na sociedade. Sugere-se ainda que seja resgatada a contribuição das mais diversas culturas na construção sócio-histórica do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Pratica educativa; | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo; | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil; | pt_BR |
dc.subject | Educational practice; | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalism; | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education. | pt_BR |
dc.title | A PRÁTICA EDUCATIVA FRENTE AO CURRÍCULO MULTICULTURALISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS PUBLICAS DE IMPERATRIZ-MA | pt_BR |
dc.title.alternative | THE EDUCATIONAL PRACTICE AGAINST THE MULTICULTURALIST CURRICULUM IN CHILDREN EDUCATION IN THE PUBLIC SCHOOLS OF IMPERATRIZ-MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Pedagogia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cleudinir Pereira.pdf | Monografia de Conclusão de Curso | 489,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.