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http://hdl.handle.net/123456789/1360
Título: | ESTUDANDO QUIMICA ATRAVES DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS EMBUTIDOS ENCONTRADOS EM SUPERMERCADOS: ESTUDO DE CASO |
Título(s) alternativo(s): | STUDYING CHEMISTRY THROUGH BUFFERED FOOD LABELS FOUND IN SUPERMARKETS: CASE STUDY |
Autor(es): | NUNES, Melkarth Glaucia Sousa |
Palavras-chave: | Rótulos; Nutrientes; Sódio; Componente Nutricional; Hipertensão Arterial; Questionário; Labels; Nutrients; Sodium; Nutritional Component; Arterial Hypertension; Questionnaire. |
Data do documento: | 15-Mar-2017 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | A falta de atenção, o desinteresse, e participação dos alunos nas aulas de química são os pontos mais comentados e discutidos por educadores atualmente, e inovar numa metodologia que focalize esse aluno durante a aula também requer atenção e planejamento. A química está presente em nossas vidas em tudo, seja através do processo de respiração, no processo digestivo do nosso organismo e levando em consideração o nosso cotidiano, a nossa alimentação está diretamente ligada à química e quando se trata de comer bem e ter uma alimentação saudável. Entra um assunto bastante estudado pois relaciona a saúde como o aparecimento de várias doenças adquiridas através de uma alimentação errada, o alto consumo de alimentos industrializados são os principais causadores dessas doenças. O costume de ler rótulos de alimentos industrializados no ato de sua obtenção tornou-se de fundamental importância nos dias de hoje, principalmente quando está diretamente relacionado com saúde do indivíduo que vai consumir. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a rotulagem deve conter precisamente quantidade de cada composto especifico em gramas. O presente estudo teve por objetivo identificar e discutir a quantidade de três nutrientes encontrados em alimentos embutidos, sendo estes: carboidratos, gorduras trans. e teor de sódio, que são assuntos abordados em Química no ensino médio, e trazer esse estudo para a vivencia em sala de aula para os alunos possam identificar esses compostos nesses alimentos e diminuir o consumo uma vez que podem trazer sérios riscos à saúde. As amostras dos alimentos embutidos foram obtidas de quatro produtos distintos (salsicha enlatada, carne enlatada, sardinha enlatada e atum enlatado. Posteriormente a alternativa metodológica foi colocada em prática, levando as amostras para sala de aula e aplicando questionários a fim de obter dados que fornecessem o grau de conhecimento em relação ao assunto abordado. A análise dos rótulos, foi realizada através do quantitativo dos nutrientes nos rótulos em destaque pois agregado a isso, atribuem-se doenças silenciosas, como é o caso da hipertensão arterial. |
Descrição: | Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Química da Universidade Federal do Maranhão para obtenção da Graduação em Ciências Naturais/Química. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1360 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo. |
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