Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1372
Título: SOROEPIDEMIOLOGIA DO TOXOPLASMA GONDII EM CAPRINOS DAS MICRORREGIÕES MARANHENSES DE CHAPADINHA E ITAPECURU MIRIM
Autor(es): PEREIRA, Aline Rodrigues
Palavras-chave: Zoonose
Caprinos
Soroprevalência
Zoonosis
Goats
soroprevalence
Data do documento: 14-Jul-2017
Resumo: A toxoplasmose é uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que tem como hospedeiros intermediário os animais homeotérmicos, incluindo os seres humanos e os tem como hospedeiros definitivo os felídeos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência da toxoplasmose em caprinos e a caracterização das propriedades que se encontram nas microrregiões de Chapadinha e Itapecuru Mirim no Estado do Maranhão. Foram colhidas 386 amostras de sangue de caprinos, machos e fêmeas, de diferentes idades, provenientes de 15 propriedades distribuídas entre as cidades de Chapadinha, Brejo, Vargem Grande e Itapecuru Mirim. Obteve-se uma prevalência de 33,16% (128/386) utilizando o teste Ensaio Imunoenzimático (ELISA). Das 15 propriedades analisadas, 100% apresentaram animais positivos para a toxoplasmose, desse total de soropositivos 34,98% (113 /386) eram fêmeas e 23,81% (15/386) eram machos, e as criação consorciada com outros animais, foi considerado como o principal fator de risco presente nas propriedades.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado a Universidade Federal do Maranhão como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Zootecnia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1372
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Zootecnia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlinePereira.pdfTCC - ALINE RODRIGUES PEREIRA362,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.